Monteiro, John Manuel. Negros da Terra. Índios e Bandeirantes nas origens de São Paulo, no séc.XVI. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. PP.17-56.

549 palavras 3 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Programa de Graduação em História

Eduarda Alves Santos

MEMORIAL DE LETRAMENTO

Belo Horizonte
2014
Meu processo de letramento teve início bem antes de entrar para o Jardim de Infância. Lembro que meu pai sempre me contava Historias, como, a menina dos cachinhos dourados, os três porquinhos, Branca de Neve e outras. Mas a historia que mais gostava era a do menino, que não tinha sido batizado, e não tinha nome, então sua mãe lhe disse: vai ao anjo para que ele te dê um nome... Sendo batizado, o menino passou a ser chamado de Tatê Calanque Catacan Quixilá Calanque. Meu Pai narrava essa história incrivelmente! E as leituras que eu fazia de cada gesto, expressão, sons. Era Fantástico!. Hoje percebo que eu tinha a capacidade, ainda que criança de ler, mesmo que não fosse leitura escrita, eu lia oralmente, dando significações, interpretações de cada narrativa que meu Pai contava. Quando entrei para o Jardim de Infância, aprendi a fazer recortes de letras, para reconhecimento inicial do alfabeto, e atividades de desenho, como, exemplo a representação da letra A, com uma forma mais lúdica. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, algumas mudanças ocorreram e a principal delas é que meus pais se separaram, acredito que essa circunstância prejudicou bastante o meu aprendizado, principalmente na leitura e escrita. Os problemas emocionais, a dificuldade em aprender, e a ausência do meu Pai, foram fatores que contribuíram para meu pouco desempenho neste ensino. Mas foi no inicio do 1º ano do Ensino Fundamental que aprendi a Ler e a Escrever.
Assim do fundamental em diante meu contato com a leitura e escrita foi somente o necessário, não buscava fazer nenhuma leitura de outros livros, como, literatura, Jornais, Revistas. Com o passar do tempo percebi que era necessário ler mais, com o intuito de obter mais conhecimento. Essa influência veio, como sempre, do meu Pai e também do

Relacionados

  • Negros da terra
    330 palavras | 2 páginas
  • Resenha do livro negros da terra de jhon monteiro.
    922 palavras | 4 páginas