Montando um empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Localização:

A localização da biblioteca é muito importante em relação aos demais setores ou prédios da instituição a qual pertence. As exigências a serem tomadas se referem a:

a) Centralização em relação à comunidade, a fim de facilitar o acesso daqueles que utilizam a biblioteca, considerando também os portadores de deficiência física;
b) Fluxo e interrelacionamento de acesso comos demais prédios;
c) Possibilidade de futuras ampliações considerando se também o crescimento da instituição;
d) Facilidades de acesso a atividades sociais e alimentares;
e) Locais longe de ruídos externos;
f) Segurança para usuários, funcionários e acervo.

Espaço para funcionários:

Levando em consideração que a maior parte do trabalho desenvolvido em bibliotecas éexecutada em mesas de escritório, o calculo da área necessária para o trabalho pode ser efetuado utilizando se as dimensões de uma mesa, uma cadeira e áreas de circulação ao redor. A mesa mede 1,20 cm x 0,75 cm, uma cadeira sendo utilizada ocupe um espaço de 0,45 cm x 0,45 cm e a área de circulação ao redor da mesa tenha 0,60 cm x 0,45 cm. Será preciso 6,45 m² para acomodar um funcionário. Estecalculo básico pode ser ajustado a condições e necessidades especificas.
A área mínima para uma pessoa em sala individual não deve ser inferior a 9,30 m², muito embora duas pessoas possam ser acomodadas em uma área de 13 m².

Salas de Processos Técnicos de Livros: neste local serão realizados os serviços de aquisição, registro e preparo para empréstimo, bem como o preparo para encadernação.Mobiliário e equipamento necessário: mesas para funcionários, estantes, fichários, microcomputador com impressora e deposito para material de consumo.

Neste local deve ser considerado o espaço físico mínimo para funcionário, que deve ser calculado levando se em conta as dimensões dos moveis e a área de circulação ao redor da seguinte forma:

-mesa 1,20 x 0,75m
-cadeira 0,45 x0,45m
-área de circulação 0,60 x 0,45m
-total de espaço para acomodar um funcionário = 6,48 m²

Salas de Processos Técnicos de Periódicos: será localizado junto à coleção de periódicos, com espaço para as mesas de trabalho dos funcionários, fichários e equipamentos necessários.

Sala para Administração: terá escrivaninha, maquina de escrever, estante ou balcão, mesa para reuniões. Aárea prevista é de 13m².

Local para Duplicação, Recuperação e Restauração de Material Bibliográfico: neste local terá uma mesa grande porque será utilizada a guilhotina encadernadora e também será realizado o serviço de desinfecção.

Secretaria: será localizada próxima a sala de administração. É previsto um espaço para Agente Administrativo e um datilografo. Neste local serãodesenvolvidos os serviços de datilografia, recepção e expedição de correspondência e material bibliográfico.

Mobiliário básico: mesas, arquivo de pastas suspensas, mesas para datilografia, maquina de escrever, instalação telefônica.

Sanitários: a biblioteca ira possuir sanitários exclusivos para o pessoal, dentro da própria área, evitando assim deslocamentos demorados.

Espaço para acervoUma biblioteca é projetada tendo em vista uma projeção de crescimento de acervo e serviços num prazo de 10 anos. A media de crescimento da coleção em 10 anos é de 50% e o detalhe da maior importância, no planejamento das instalações do acervo é a previsão desse crescimento.

Estantes para livros: terão as seguintes medidas: calcular pelo numero de livros a serem colocadas, as estantesnecessárias, de modo a deixar um terço delas mais ou menos livres, para o desenvolvimento de novas coleções. Os livros não irão ficar apertados nas estantes, haverá sempre um pequeno espaço para arejamento.

As dimensões das estantes devem ser as seguintes:

a) Altura máxima 1,80 cm;
b) Largura das secções 1m;
c) Profundidade 0,20 a 0,25 cm;
d) Numero de prateleiras de 5 a 6...
tracking img