Montando equipe de projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2499 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sitema de ar condicionado Princípio de Funcionamento do Sistema |
Um sistema de ar condicionado pode ser representado pelo diagrama apresentado na figura a seguir. O princípio de funcionamento básico é o mesmo que o de outros sistemas existentes, para diferentes aplicações de condicionamento ambiental. Seus aspectos construtivos mudam na mediada dos requisitos ambientais a que se destinam.São três os fatores importantes para o controle de um sistema de ar condicionado, que influenciam na qualidade do ar: temperatura, umidade e ventilação. O sistema adequado deve ser eficiente no controle desses três fatores.
Seguindo o diagrama da figura, o ar flui a partir da esquerda, sendo sugado pelo ventilador de saída. Os filtros de entrada e de saída ajudam na limpeza do ar ambiente, eevitando o acumulo de partículas dentro do sistema.
O primeiro retira a poeira grossa, por meio de um material fibroso, geralmente lã de vidro, na forma de tela que é substituída quando suja. A seguir, o filtro de saída, de segundo estágio, que é geralmente do tipo eletrostático, remove as partículas mais finas, como as de fumaça de cigarro.
Nesse filtro usa-se alta-voltagem para carregareletricamente as partículas de poeira, que então são atraídas para uma grelha de chapas carregadas com polaridade oposta.
Dependendo da região e estação do ano em que o sistema estiver instalado existe um pré-aquecedor na entrada, responsável por um estágio de pré-elevação de temperatura.

Caso a unidade de controle perceber a necessidade de resfriamento do ar, é acionado o refrigerador, que consistede um módulo de lâminas finas e paralelas envolvendo a serpentina do fluido refrigerante, que abaixa a temperatura determinada pelo ajuste do termostato.
O estágio de aquecimento tem a finalidade de elevar a temperatura ao nível desejado para a sala de equipamentos.
O refrigerador nos sistemas de ar-condicionado, quando em funcionamento, acaba abaixando a umidade do ambiente, como pode serobservado pelo gráfico da figura a seguir que apresenta o comportamento do gradiente de temperatura entre o ambiente interno e externo, no sistema de ar condicionado. A umidade desejada é produzida pela injeção, no ar, de vapor ou de finíssimas gotículas de água, por um vaporizador. Isso também é controlado por um sensor, situado dentro do ambiente. No caso de umidade excessiva, o método usual éfazer com que o ar seja esfriado e depois reaquecido, se necessário, no estágio de controle de temperatura, para que a umidade se condense nos tubos de refrigeração. | |
Os componentes até aqui descritos ficam normalmente dentro do ambiente em que a temperatura é controlada, ou seja, o ambiente interno. O módulo composto pelo condensador e refrigerador, que fazem parte daquilo que os fabricanteschama de circuito de refrigeração, ficam normalmente instalados na parte externa, ou em contato com o ambiente externo. | |
Os componentes até aqui descritos ficam normalmente dentro do ambiente em que a temperatura é controlada, ou seja, o ambiente interno. O módulo composto pelo condensador e refrigerador, que fazem parte daquilo que os fabricantes chama de circuito de refrigeração, ficamnormalmente instalados na parte externa, ou em contato com o ambiente externo.
O fluido refrigerante, utilizado era o CFC (Cloro Flúor Carbono), que afeta a camada de ozônio. Esse, ou outros fluidos derivados dessas substâncias, tem a propriedade de ter baixo ponto de ebulição sob pressão atmosférica e manter-se dentro de tubulações por longo tempo, sem perder suas características.
Esse é oprincípio de funcionamento dos sistemas considerados pequenos e confinados num só equipamento. No caso de grandes sistemas, o princípio é semelhante ao descrito, tendo como diferença essencial que o fluido refrigerante utilizado é a água.
O ar resfriado é então circulado por intermédio de dutos até os pontos de consumo ao longo da edificação. No mais, são várias variações que atendam às necessidades...
tracking img