Montagem e manutenção de computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5105 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

[pic]
Termos Técnicos

Informática - É o estudo do armazenamento e manipulação de dados.

Hardware – Chamamos de Hardware a parte física do computador, ou seja tudo aquilo que pode ser tocado.
Ex: monitor, mouse, teclado, etc.

Software – Chamamos de software toda a parte lógica do computador, ou seja, tudo aquilo que não pode ser tocado e que é informação; São os programas decomputador.
Ex: Linux, Windows, CorelDraw etc.

Upgrade – É o ato de atualizar um hardware ou um software.

Plug-and-play – É uma tecnologia que permite que o sistema operacional configure automaticamente os seus periféricos.

Clock – É um sinal que serve para sincronizar a transmissãi de dados entre dois ou mais dispositivos. Ou seja, quanto maior for o clock, mais rápida será atransferência de dados entre estes dispositivos.

Flat Cable ou cabo flat - É o tipo de cabo utilizado para ligar o hard disk e a unidade de disquete á placa mãe.

Wincherter – Outra designação dada ao disco rígido (também chamado de hard disk, ou HD ou HDD).

DMA (Direct Memory Access) – método que permite que os dispositivos tenham acesso direto á memória sem precisar usar o processador para estatarefa, o que aumenta o desempenho do micro.

Drive – Conjunto de arquivos necessários para que um dispositivo possa ser manipulado pelo sistema operacional. É fundamental para todo hardware funcione adequadamente

Peopleware - Usuário
Componentes e Periféricos do Micro

Gabinete – É uma dcaixa metálica onde os componentes internos do micro ficam alojados. Podem ser horizontais (chamados dedesktop) ou verticais (chamados de torre). Os modelos mais comuns são Ate o ATX, de acordo com a fonte de alimentação utilizada.

Placa mãe – É onde você conecta todos os componentes do micro e é por meio dela que eles se comunicam.

Pocessador – Também chamado de CPU (Central Processor Unit), é o componente central da placa mãe e é considerado o “cérebro” do computador.

Dissipador térmico ecooler – Sua função é manter a temperatura do processador sob controle.

Memória RAM – É nesta memória que o processador grava as informações acessadas no HD para que elas sejam trabalhadas, devido a sua velocidade ser muito maior que a dos discos rígidos, são também chamadas de pentes de memória.

Unidades de armazenamento de informação

Disco rígido – Dispositivos utilizados paraarmazenar todos os programas e arquivos que utilizamos que utilizamos em nosso computador, desde o sistema operacional até editores de texto, planilhas, antivírus, fotos, etc. Podem ser ligados a interfaces IDE ou SCSI e sua velocidade é medida em RPM (rotações por minuto).

Unidade de CD - Você pode encontrar dispositivos que apenas lêem CDs, bem como dispositivos que além de lêem também gravam CDspodem ser internos e externos, e podem ser utilizados para áudio e para dados.

Unidade de DVD - è um dispositivo ótico similar ao drive de CD, sendo que a mídia possui uma capacidade de armazenamento muito superior. Por isso mesmo, tem sido muito utilizado na gravação de filmes. Pode ser utilizado também para ler CDs convencionais, pois sua mídia possui o mesmo tamanho físico.

Unidade dedisquete - Dispositivo utilizado para ler e gravar disquetes. Também é conhecido como drive de 3,5” fala-se drive 3 e meia polegada (refere-se ao tamanho) ou drive de 1,44 fala-se drive de 1 ponto 44 (refere-se á capacidade de um disquete)

Zip drive - É u periférico fisicamente parecido com a unidade de disquete, sendo que utiliza discos especiais com capacidades de 100 ou 200 MB. Pode ser internoou externo e utilizar interfaces IDE, SCSI ou paralela.
Obs: saiu do mercado porque seu disquete custava muito caro e vale mais a pena utilizar CD.

Pen drive – Utiliza a porta USB dos computadores e pode armazenar, dependendo do modelo, mais de 1GB de informação. É uma boa alternativa para você transportar grandes quantidades de informação de um lugar para o outro, sem se preocupar se...
tracking img