Montagem de um ppra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5798 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1
Laudicena de Fátima Ribeiro – Bibliotecária jun../2011

REGRAS BÁSICAS PARA APRESENTAÇÃO FORMAL DE TRABALHOS
Estas regras são aplicadas a todos os Trabalhos acadêmicos ou similares (trabalho de conclusão de curso (TCC), trabalho de graduação interdisciplinar – TGI, trabalho de conclusão de curso de especialização e/ou aperfeiçoamento, Dissertação, teses e outros).

1 APRESENTAÇÃO GRÁFICA1.1 Configuração das Margens Apresentar os elementos pré-textuais no anverso da folha, com exceção dos dados internacionais de catalogação-na-publicação que devem vir no verso da folha de rosto. Recomenda-se a digitação dos elementos textuais e pós-textuais no anverso e verso das folhas. As margens devem ser: Anverso: Esquerda Superior Direita Inferior 3 cm 3 cm 2 cm 2 cm Verso: DireitaSuperior Esquerda Inferior 3 cm 3 cm 2 cm 2 cm

OBS: Para digitação somente no anverso da folha utilizar margens: Esquerda e superior 3cm; Direita e inferior 2cm. 1.2 Espaçamentos entre Linhas Configurar todo o texto com espaçamento de 1,5 cm, excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e das tabelas, fichas catalográficas, natureza dotrabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetida e área de concentração, que devem ser digitados em espaço simples (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2011a).

1.3 Escrita • • •

Utilizar margem justificada para o corpo do trabalho e alinhamento esquerdo para as referências; Escolher um tipo de letra legível na cor preta (Arial, Times New Roman etc...) tamanho 12; Papel no formato A4[21x29,7]

2
Laudicena de Fátima Ribeiro – Bibliotecária jun../2011

1.4 Numeração das Páginas

Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, mas não numeradas. A numeração é inserida, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito da página, a 2cm da borda superior da folha (ASSOCIAÇÃOBRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2011a). OB: Quando o trabalho for digitado em anverso e verso, a numeração das páginas deve ser indicada no averso da folha, no canto superior direito; e no verso, no canto superior esquerdo. Para que as páginas prefaciais não sejam numeradas, ao final de cada página deverá ser inserida uma quebra de seção. Esta quebra terá a finalidade de diferenciar a formatação daspáginas prefaciais do texto.

1.5 Indicativo de Seção O título deve ser precedido pelo indicativo numérico (algarismo arábico), alinhado à esquerda, separado por um espaço de caractere. Os títulos das seções primárias devem iniciar em folha ímpar (averso), na parte superior da folha, grafados em números inteiros a partir de 1 e separados do texto que os sucede por 1 (um) espaço entrelinhas de 1,5.Deve-se limitar a numeração progressiva até a seção quinária. Da mesma forma os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede e sucede por 1 (um) espaço de 1,5cm. Títulos que ocupem mais de uma linha devem ser, a partir da segunda linha, alinhados abaixo da primeira letra da primeira palavra do título. Os títulos sem indicativos numéricos como: lista e ilustrações, resumo, sumário,referências etc... devem ser centralizados, conforme NBR 6024. Destacam-se gradativamente os títulos das seções utilizando os recursos de CAIXA ALTA ou VERSAL, negrito, itálico, dentre outros.

3
Laudicena de Fátima Ribeiro – Bibliotecária jun../2011

2 REFERÊNCIAS

“Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual.”(ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002a).

2.1 Localização das Referências

As referências podem estar localizadas em nota de rodapé, em lista de referências no final do texto ou de capítulo e antecedendo resumos, resenhas e recensões (Resumo crítico). As referências são alinhadas somente à margem esquerda, ordenadas numérica ou alfabeticamente conforme o caso.

2.2 Transcrição dos...
tracking img