Montagem De Consult Rio Odontol Gico

411 palavras 2 páginas
Montagem de Consultório Odontológico

1. Introdução
Com relação a paredes, tetos, pisos e janelas a ANVISA recomenda, visando aos aspectos de limpeza, iluminação, higiene e arejamento são os seguintes:
O teto deve ser reto, liso e impermeável para que não ocorra acúmulo de impurezas;
As paredes devem ser bem lisas e laváveis, visando também, evitar o acúmulo de sujidades;
O piso deve ser resistente, impermeável e antiderrapante;
As cores do teto, das paredes e do piso devem ser claras;
A existência de janelas protegidas contra entrada de insetos é fundamental para haver renovação do ar ambiente e iluminação natural;
A área mínima recomendada para um laboratório são de 8 m².

De acordo com as recomendações da ANVISA podemos considerar que os forros acrílicos, os rebaixados de gesso desde que planos e os de laje de concreto são ideais para laboratórios dos consultórios odontológicos.
2. Paredes
Em relação às paredes, a recomendação é que sejam azulejadas ou revestidas com argamassa lisa e pintadas com tinta especial e lavável.
3. Pisos
Quanto ao piso recomenda-se que seja cerâmico de voa qualidade ou de granito. O principal critério neste caso consiste em utilizar materiais de boa qualidade, que seja resistente ao trânsito de pessoas e lisos para evitar o acúmulo de sujidades e impermeáveis para que sejam lavados com facilidade. Por isso, os pisos madeirados devem ser evitados neste ambiente.

4. Teto
Em relação às cores do teto, das paredes e do piso, estas devem ser claras para oferecer boas condições de reflexão e difusão da luz no ambiente. O teto pode ser branco, mas em relação às paredes e pisos essa cor deve ser evitada, isso porque o branco é a cor que mais reflete a luz, e se usados tanto nas paredes como no teto, provocará a reflexão da luz na horizontal e na vertical, isso causará fadiga visual das pessoas que estiverem trabalhando no ambiente. Porém, não acontecerá com o teto que refletirá a luz de cima para baixo e não atingirá diretamente os olhos

Relacionados

  • e-social
    30027 palavras | 121 páginas
  • Publica O 66
    147123 palavras | 589 páginas