Monopsôno, ologopsônio e elasticidade

1736 palavras 7 páginas
Faculdade Mario Schenberg

Ederson, Marcia, Renata
Tatiane, Thiago

Monopsônio,
Oligopsônio,
Elasticidade.

Cotia, São Paulo
2012

Introdução
O Presente trabalho foi desenvolvido para explicar aos leitores um pouco sobre monopsônio, oligopsônio e elasticidade.
Monopsônio é uma forma de mercado com apenas um comprador, o monopsônista tem poder de mercado, devido ao fato de poder influenciar ao preço de determinado bem, sendo um tipo de competição imperfeita.
Oligopsônista é uma forma de mercado com poucos compradores. É um tipo de competição imperfeita. O oligopsônista tem poder de mercado, devido ao fato de poderem influenciar aos preços de determinado bem, variando apenas na quantidade comprada.
Elasticidade trata-se de um conceito econômico que pode ser objeto de calculo a partir de dados do mundo real, admitindo-se, desse modo, o conforto das proposições da teoria econômica com os dados da realidade, sendo bastante útil tanto para empresas como para a administração publica.
Tais temas serão mais explicados no decorrer do trabalho.

Monopsônio
Monopsônio é uma forma de mercado em que um comprador concentra a totalidade de compra dos fatores de produção em uma região onde à inúmeros vendedores. É um tipo de competição imperfeita. Um monopsonista tem poder de mercado, devido ao fato de poder influenciar nos preços de determinado bem, variando apenas na quantidade comprada. Os seus ganhos dependem da elasticidade da oferta.
• Este tipo de atuação podemos verificar no mercado de laticínios, frigorifico, e atualmente no mercado de plantação de cana de açúcar, onde as empresas numa determinada região produtora, tornam-se as únicas demandantes deste produto.
Na microeconomia, o monopsonista é assumido como empresa maximizadora de lucros e levam a falhas de mercado, devido à restrição de quantidade adquirida.
O poder do monopsônio é a capacidade do comprador de influenciar no preço de um bem, este

Relacionados