Monopólio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Monopólio
O monopólio é uma situação de mercado em que existe um só produtor de um bem (ou serviço) que não tenha substituto próximo. Devido a isso, o monopolista exerce grande influência na determinação do preço a ser cobrado pelo seu produto. O monopolista é um formador de preço ao contrário da firma em concorrência perfeita, que era uma tomadora de preços. Isso significa que o monopolistatem a capacidade de escolher o preço do produto.
Devemos notar ainda que, da mesma forma que o modelo de concorrência perfeita,o modelo de monopólio corresponde apenas aproximadamente as industrias existentes no mundo real; entretanto, serve como um poderoso instrumento para entendimento da realidade que nos cerca.
Hipóteses Básicas
I- Um determinado produto é suprido por uma única firma:
Nomonopólio a indústria é composta por uma única firma. Uma única firma oferece o produto em determinado mercado.
II- Não há substituto próximo para esse produto:
Isso significa dizer que o monopolista enfrenta pouca ou nenhuma concorrência.
Trata-se de uma estrutura mercadológica ideal,uma vez que fica difícil imaginar que em um sistema econômico complexo e interdependente exista um produto paraqual não haja substitutos próximos.
III- Existem obstáculos (barreiras) à entrada de novas firmas na indústria (nesse caso a indústria é composta por uma única firma)
Para que um o monopólio exista é preciso manter os concorrentes em potencial afastados da indústria. Isso significa dizer que devem existir barreiras que impeçam o surgimento de competidores, protegendo, dessa forma, a posição domonopolista. Essas barreiras fazem com que seja muito difícil (ou praticamente impossível) a entrada de novas firmas na indústria. Discutiremos a seguir os principais obstáculos ao ingresso de firmas concorrentes no mercado. São eles:
1) Existência de “Economias de Escala” na empresa monopolista implicando no surgimento do “ Monopólio Natural”.
Uma firma já existente e de grandes dimensõespode suprir o mercado a custos mais baixos do que qualquer outra firma que queira entrar na indústria.
Esse parece ser o caso das indústrias que tem uma parcela muito alta de custo fixo e custos variáveis relativamente baixos. Nessas condições, os custos fixos passam a ser distribuídos entre um numero cada vez maior de unidades à medida que a produção aumenta, cabendo a cada unidade produzida umacarga cada vez menor dos custos fixos. A tendência, então, e ter uma curva de custo médio de longo prazo decrescente em uma larga faixa de produção. Como resultado, uma única firma pode suprir a totalidade do mercado a um custo mais baixo do que qualquer outra. Esse fenômeno dá origem àquilo que os economistas chamam de Monopólio Natural.
2) Controle sobre o fornecimento de matérias- primas:
Seuma firma monopolista detém o controle do fornecimento das matérias primas essencial à produção de um determinado bem, (ou serviço), ela pode bloquear o ingresso de novas firmas no mercado.
3) Barreiras Legais:
As barreiras legais incluem patentes, licenças e concessões governamentais.
A posse de patentes dá ao monopolista o direito único de produzir uma particular mercadoria por umdeterminado período de tempo. Dessa forma, outras firmas ficam legalmente proibidas de produzirem e venderem o produto patenteado. Nesse sentido, ocorre um efeito semelhante ao controle sobre o fornecimento de matérias-primas essências, uma vez que impede a entrada de novas firmas na indústria.
4) Monopólios Estatais:
Existem ainda os monopólios estatais, que pertencem e são regulamentados pelosgovernos (federal, estadual e municipal).
Curva de demanda do monopolista:
Como se trata de uma única firma tem-se que:
Demanda total do mercado = demanda para a empresa

Receita Total:
A receita total é obtida através da multiplicação do preço pela quantidade. Temos então:
RT = P x Q
onde
RT = Receita Total
sendo
P = preço de venda do produto
e
Q = quantidade...
tracking img