Monologo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA SÃO DOMINGOS

CAIO MASSARONI
JÚLIA BRAHIM
JÚLIA NEVES
TARIK MOUSSALEM
THAYNARA OLIVEIRA








O MATADOR























VITÓRIA
2012
CAIO MASSARONI
JÚLIA BRAHIM
JÚLIA NEVES
TARIK MOUSSALEM
THAYNARA OLIVEIRA










O MATADOR







Trabalho apresentado à professora Fabiana BezerraBenevides, como quesito parcial para o Seminário de Literatura.














VITÓRIA
2012



SUMÁRIO



1 INTRODUÇÃO 4


2 BIOGRAFIA DO AUTOR 5


3 CONTEXTO HISTÓRICO 6


4 ANÁLISE DO TÍTULO EM FUNÇÃO DA OBRA 8


5 ASSOCIAÇÃO DA TEMÁTICA DA OBRA À ATUALIDADE 9


5.1 Abordagem sociológica da obra 10


5.2 Relação da obra com a filosofia 11


6 ELEMENTOSDA NARRATIVA 12


6.1 Enredo 12

6.2 Personagens 14

6.3 Tempo 16

6.4 Espaço 17

6.5 Foco Narrativo 18

7 TEORIA LITERÁRIA .........................................................................................................19


7.1 Estilo de Época 19


7.2 Gêneros literários..........................................................................................................20


8 CONCLUSÃO 21


9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 22























1. INTRODUÇÃO




Escrito por Patrícia Melo e publicado no ano de 1995, O Matador é uma narrativa sobre um jovem morador de uma periferia, que devido a perda de uma aposta tem de mudar seu visual e esta atitude que resulta em uma trama com enlaces românticos e crimes,demonstrando assim por meio dele como era a sociedade naquela época.

Com este trabalho o grupo pretende fazer uma análise completa e aprofundada sobre os aspectos contidos na obra, com o intuito de compreender melhor os contextos da obra, assim fazendo uma reflexão aprofundada sobre os temas abordados no livro, a fim de obter compreensão e meios que interagem a trama.2. BIOGRAFIA DO AUTOR


Patrícia Melo nasceu no dia 2 de Outubro de 1962, na cidade de Assis, São Paulo. Quando criança, não gostava de ir para a escola, por causa da repressão representada pelo uso de uniformes quentes e feios, e, acima de tudo, pela professora ranzinza e autoritária que possuía. Por conta disso, quase abandonou os estudos. Naadolescência, porém, Patrícia passou a ter uma nova professora: Maria Arão. Esta, que trabalhava de forma mais simpática, alegre e amorosa, despertou o interesse de Patrícia nos estudos e na leitura.
Mais tarde, Patrícia se tornou grande escritora. Escreve obras policiais, e se tornou “grande roteirista”. Na televisão, acumulou dois trabalhos: a minissérie "Colônia Cecília", que foi ao arem 1989, na Rede Bandeirantes, e "A Banqueira do Povo", produção portuguesa exibida em 1993.
No cinema, ficou conhecida por adaptar o livro “Bufo & Spallanzani”, de Rubem Fonseca. Alem de trabalhar como roteirista em “Traição” (1998) e “O Xangô de Baker Sreet” (2001), de Jô Soares. Em 2001, ganhou o Prêmio Jabuti de Literatura por seu livro em "Inferno". No mesmo ano, havia iniciado no teatrotrabalhos como a peça "Duas Mulheres e um Cadáver". Voltaria ao teatro em 2003, com a peça "A Caixa".
Em 2009, a autora levou toda sua obra para a Editora Rocco, que republicou os sete livros que antes foram publicados pela Companhia das Letras, foram relançados ano a ano. A autora afirma que deixa CIA das Letras sem mágoas. Atualmente, Patrícia é casada com o maestro brasileiro John Neschling, eatualmente possui 42 anos.






















3. CONTEXTO HISTÓRICO


Na obra de Patrícia Melo "O Matador” temos um contexto histórico explicito do ano de 1995 na década de 90, porém para entendermos devemos fazer uma analise da década de 80.
Na década de 80 podemos observar o cenário brasileiro no período de transição do regime militar pára a nova...
tracking img