Monografias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
finom- faculdade do noroeste de minas
MARIA CUSTODIA ROCHA







dificuldade da aprendizagem NA ALFABETIZAÇÃO













Guaraciaba
2012
MARIA CUSTODIA ROCHA












dificuldade da aprendizagem NA ALFABETIZAÇÃO


Artigo cientifico apresentado a Faculdade de Educacao FINOM, como requisito parcial para a obtenção doTitulo de especialista alfabetização.








Guaraciaba
2012

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZACAO

Maria Custodia Rocha[1]

















































































.


RESUMO


Ainda hoje é comum nas escolas brasileiras ouvir afirmações quereformam preconceitos e mitos a respeito das crianças provenientes das classes populares como sendo carentes de saúde, de alimentação, de afeto familiar, de inteligência entre outras e sendo portadores de tantas carências é no mínimo um caso perdido, já que nenhuma didática conseguiria superar tantos problemas condenando assim a criança ao fracasso escolar. A constatação de que muitas criançasnão tem a se alfabetizado que tem como uma de suas principais funções alfabetizar as crianças vem produzindo paradoxalmente, analfabetos e analfabetos funcionais gerou um intenso debate nas escolas, nas universidades nas secretarias de educação e na imprensa. Ser professor de bons alunos consiste em uma tarefa relativamente fácil, mas quando o professor depara-se com alunos com dificuldade deaprendizagem ficam sem saber o que fazer e como agir qual deve ser a postura diante de tal situação. A postura do professor frente às dificuldades é indiscutivelmente decisivo, suas atitudes, concepções e intervenções, serão fatores determinantes no sucesso ou fracasso escolar de seus alunos.









Palavras Chaves: Educação, Alfabetização, dificuldade.


INTRODUÇÃO


Adificuldade de aprendizagem tem se mostrado um assunto que gera discussões, aprendizagem não depende apenas de habilidades individuais ela está submetida em alto grau, a condições sociais e educacionais, que se não forem apropriadas, podem oferecer-lhe um precário domínio da língua escrita.
O presente trabalho tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica acerca da dificuldadede aprendizagem, além de ratificar a necessidade e a importância do professor em compreender e adequar a sua prática pedagógica considerando as diversas causas que podem interferir no processo ensino-aprendizagem.
De forma a direcionar a pesquisa como fonte de informação tratou-se da temática Dificuldade no processo de aprendizagem via analise da prática de estudiosos da psicologiapedagógica. Isso nos permitirá tecer um viés em torno do problema que atinge a educação logo no inicio da escolarização.
Problemas estes como a dificuldade em leitura, interpretação de textos e escrita, que afligem diversas escolas, e as conseqüências podem acarretar índices de reprovações ou evasão escolar.
O foco intermitente nos estudos de Vygotsky foi umareferência essencial para este trabalho, tendo em vista que ele se tornou um nome impar no assunto, com profundos estudos das funções mentais superiores, defectologia[2] e no método de pesquisa e análise para a psicologia com fundamentação filosófica no materialismo histórico e dialético – Vigostsky inaugura uma nova forma de ver o homem, a deficiência, o diagnostico psicológico, enfocando no seu processode desenvolvimento, esfera social, como imprescindível para a constituição da pessoa.
Desta forma o estudo justifica-se quando se permite junto aos profissionais da educação, redirecionar seus trabalhos, e se torna importante quando se alinha a postura dos professores e a atuação destes, tendo em vista origem de forma eficiente e eficaz no combate aos problemas de aprendizagem,...
tracking img