Monografias sobre o tema gengivite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8962 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRATAMENTO CASEIRO PARA GENGIVITE
O tratamento caseiro para a gengivite inclui 3 passos, são eles:
1. Escovar os dentes durante 2 minutos, com uma escova de dentes com cerdas macias e uso de uma pasta de dentes com flúor;
2. Passar o fio dental entre todos os dentes após a escovação;
3. Passar um algodão molhado com água oxigenada nos dentes logo a seguir.
O uso da água oxigenadaajuda a eliminar as bactérias que podem causar a gengivite e é menos agressivo que o uso de um enxaguante bucal, habitualmente encontrado nas farmácias e supermercados. Não é necessário enxaguar a boca com água após este processo, mas se o indivíduo não gostar do sabor da água oxigenada poderá fazê-lo.
Este passo a passo deve ser realizado após todas as refeições e antes de deitar.
Remédio Caseiropara Gengivite
Devido as suas propriedades cicatrizantes o pepino é um ótimo remédio caseiro para ajudar a tratar a gengivite.
Para beneficiar-se deste remédio caseiro basta preparar um suco de pepino colocando no liquidificador 1 pepino descascado com 1 copo de água. Coe e beba a seguir. Uma outra opção é comer o 1 pepino inteiro durante a refeição. Para tal, descasque-o, pique em rodelas eacrescente-o na salada e tempere à gosto.
Além disso é preciso ter uma higiene bucal realizada com escovação e uso do fio dental após cada refeição ou lanche. Assim há a eliminação da placa bacteriana e consequente diminuição dos sintomas.
Gengivite na Gravidez
A gengivite é uma situação comum na gravidez devido as alterações hormonais que ocorrem nesta fase. Para tratar a gengivite na gravidezbasta fazer limpezas dentárias no consultório dentista e manter uma correta higiene bucal no dia a dia.
Com este tipo de abordagem a placa bacteriana existente será eliminada e as chances de formação de uma nova placa serão diminuídas, mas apesar disso a gengiva poderá continuar irritada e inflamada, sangrando facilmente, devido às alterações hormonais e não devido a placa bacteriana.
Quando agengivite na gravidez é causada pela placa bacteriana a limpeza profissional faz-se necessária, mas se ela for causada somente por causas hormonais, somente a escovação e passar o fio dental após as refeições já é o suficiente, mas somente o dentista poderá identificar a sua causa, sendo necessário ir a uma consulta.

Durante todo o período de gravidez a mulher provavelmente terá que ir a consulta1 ou 2 vezes para a remoção da placa bacteriana e é recomendado que elas sejam realizadas no segundo trimestre de gestação, pois as chances de enjôo serão menores e o desconforto do peso da barriga ainda não será muito grande.
Em alguns casos pode ser que o dentista recomende o uso de um creme dental para dentes sensíveis, como o Sensodyne por exemplo e o uso de um fio dental extremamente fino,para diminuir a irritação e as chances de sangramento da gengiva. O uso de enxaguantes bucais não é recomendado durante a gengivite, pois o álcool presente na fórmula poderá irritar ainda mais a gengiva.
Após o bebê nascer é recomendado que a mulher volte ao dentista para que este veja se a gengivite cessou e se não há outros problemas dentários como cáries, necessidade de obturação ou canal, porexemplo.

2006-09-29
Os Benefícios da Água Oxigenada.
A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados na frente de batalha.

Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem.

Isso é pouco divulgado e pode-se entender por quê.
Um produto barato e simples de usar concorre com outrosdesenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares.
Portanto, não tem interesse comercial no seu uso em larga escala.

O que se pode fazer com água oxigenada:

- Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 vol., usada para bochechos e mantido na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho....
tracking img