Monografias de libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1981 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO METROPOLITANO DO MARANHÃO - IEM

CARLOS PEREIRA DOS SANTOS
ANA CLAUDIA SANTO LIMA
MARIA MARLENE DA SILVA NUNES

A POESIA COMO VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO E DENÚNCIA SOCIAL DENTRO DO POEMA “A ENCHENTE DO RIO MEARIM, E O RELATÓRIO DO CÉU DE WESCLEY BRITO”

PEDREIRAS/MA
2012

CARLOS PEREIRA DOS SANTOS
ANA CLAUDIA
MARIAMARLENE DA SILVA NUNES







A POESIA COMO VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO E DENÚNCIA SOCIAL DENTRO DO POEMA “A ENCHENTE DO RIO MEARIM, E O RELATÓRIO DO CÉU DE WESCLEY BRITO”

Projeto de Pesquisa apresentado ao Programa de Pós-Graduação - Flated da disciplina de Metodologia Científica como requisito para obtenção de nota.

Orientadora: Janaína Ribeiro de BritoPEDREIRAS/MA
2012

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ..................................................................................................... 04
2 JUSTIFICATIVA ................................................................................................... 05
3 OBJETIVOS ......................................................................................................... 06
3.1Objetivo Geral .................................................................................................... 06
3.2 Objetivos Específicos ........................................................................................ 06
4 A POESIA COMO VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO E DENÚNCIA SOCIAL ...... 07
4.1 ESTILO E LINGUAGEM DO POEMA............................................................... 09
4.2 DENÚNCIA SOCIAL .......................................................................................... 10
5 METODOLOGIA ................................................................................................. 12
REFERÊNCIAS ..................................................................................................... 13

1 INTRUDUÇÃO

O presente projeto depesquisa pretende destacar a poesia como linguagem de denúncia social e para tanto se valeu do poema “A enchente do rio Mearim, e o relatório do céu” do pedreirense Wescley Brito. O tom de denúncia e revolta, característicos deste poema, também não são a única marca registrada deste trabalho, o poeta ainda atrai seus leitores pelo tom lúdico e descontraído que os leva a envolver-se pela beleza esimplicidade estilística de sua obra.
Este estudo tem o propósito e o objetivo de também valorizar a leitura de textos poéticos, contemplando seu poder de atuação na sociedade, além de verificar a importância dos textos literários para formação crítica e social do cidadão.
A pesquisa para este projeto foi realizada através de livros com a temática voltada para a liberdade de expressão de textospoéticos, bem como, às censuras através da história ao apelo de liberdade dos cidadãos em suas manifestações artísticas. Vale ressaltar que o poeta Wescley Brito possui uma linguagem poética típica de sua região e que a simplicidade de seu estilo caracteriza uma maior aquisição de sentido e de beleza em sua arte por parte dos cidadãos a quem Wescley deseja atingir.
A partir deste estudo, serápossível compreender melhor a obra de Wescley Brito e seu estilo de trabalho ao expressar numa mesma obra a tríade entre beleza, denúncia e humor. Alcançando assim uma aceitação entre um público massacrado pelas injustiças sociais.

2 JUSTIFICATIVA

A informação fornecida através da poesia leva a descoberta e a compreensão dos fatos ocorridos na sociedade. A poesia é um dos meios que temospara expressar verdades do cotidiano cultural que nos fazem envolver o mundo da imaginação e do real à nossa vida cotidiana.
Os textos poéticos trazem sempre uma ação prazerosa e favorecem a troca de experiências, incorporar novos vocábulos e a apropriação de elementos estruturais que permitem entender e aplicar a língua como forma de comunicação.
Pretendemos como esse estudo destacar a poesia...
tracking img