Monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Após as diversas mudanças ocorridas no século XIV, nos primeiros decênios do século XV, alguns artistas – arquitetos, escultores e pintores – descobrem uma nova maneira de projetar edifícios, de pintar e de esculpir, que muda a natureza do trabalho artístico e suas relações com as outras atividades humanas. Sendo, portanto um movimento de renovação cultural que tem como palco principal as cidadesitalianas, dando ênfase a Florença.
Os artistas da nova geração que trabalham no inicio do século XV – Ghiberti, Brunelleschi, Donatelo, Paolo Ucello, Masaccio – levam a termo as obras iniciadas pelas gerações anteriores (a catedral, o Batistério, as grandes igrejas conventuais da periferia, o palácio dos Priores), porém sua contribuição adquire um valor novo, autônomo e universal: é umaproposta válida para todos e que de fato será adotada nos próximos cem anos, em todo o mundo civil como alternativa para a tradição medieval. Os artistas agora se tornam especialistas autônomos, desligados da comunidade da cidade e aptos a trabalhar em qualquer lugar aonde sejam chamados. A nova cultura artística é de fato não mais Fiorentina, mas italiana e universal.
Considerando as inovações dentrodo campo da arquitetura, esse novo método é estabelecido por Brunelleschi e pode ser resumido dessa maneira:
* A tarefa do arquiteto agora é definir de antemão (com desenhos e modelos) a forma que será a obra a construir, todas as decisões devem ser tomadas antes da construção, assim torna-se possível distinguir duas fases do trabalho: o projeto e a execução. O arquiteto faz o projeto, nãomais se confunde com os operários, as suas organizações que se ocupam da execução.
* Ao fazer o projeto o arquiteto se preocupa com os caracteres que contribuem para a forma da obra. Esses caracteres são: proporcionais (relação entre os detalhes independente de medidas); métricos; e físicos (cor, granulosidade, dureza).
* Os diferentes elementos de um edifício – colunas, entablamentos,ascos, pilares, portas, janelas – devem ter uma forma típica, correspondente a pré- estabelecida na antiguidade clássica. Essa forma típica pode ser levemente modificada, mas é preciso reconhecê-la.
Assim, a arquitetura muda de significado: adquire um rigor intelectual e uma dignidade cultural que a distinguem do trabalho mecânico, e a tornam semelhante as artes liberais: a ciência e a literatura.Brunelleschi sustenta esta nova concepção da arquitetura como uma proposta pessoal, em pleno contraste com a tradição a qual permanecem ligados os comitentes, os executores e também os artistas que colaboram com ele no acabamento de seus edifícios. Deve enfrentar as dificuldades quase insuperáveis e não consegue quase nunca realizar integralmente seus projetos. Somente a abóboda a Catedral e asacristia de S. Lorenzo foram financiadas regularmente e terminadas sob sua direção.

Figura – Cúpula da Catedral de Florença projetada por Filippo Brunelleschi
Fundou uma arquitetura baseada na razão humana e no prestigio dos modelos antigos, capaz de organizar e controlar todos os espaços necessários à vida do homem, mas baseadas em formas simples e repetidas, facilmente reconhecíveis.
Oselementos das suas obras, entre elas S. Lorenzo e S. Spirito são itens típicos extraídos da antiguidade como: proporções da planta, os níveis de escadaria, colunas, cornijamentos e arcos. Na moldura formada por esses elementos da construção são colocados outros acabamentos como pinturas e esculturas que se tornam obras autônomas, nem sempre vinculadas à arquitetura, se destacam também sozinhas.
Aescultura e a pintura reproduzem objetos do mundo natural. Essa reprodução pode tornar-se uma operação exata e científica, tendo seus princípios semelhantes aos da arquitetura – considerando caracteres proporcionais, métricos e físicos. Nesse período se definem as regras da perspectiva, que é o método geométrico mais complicado, porém mais familiar para o observador, porque dá uma imagem e...
tracking img