Monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera-Uniderp








A IMPORTANCIA DO CUIDADOR NA SAUDE DO IDOSO



Joana Dárc Barboza Soares


Monografia apresentada ao Curso de Pós-Graduação Lato Sensu TeleVirtual como requisito parcial à obtenção do grau de especialista em Gestão de Planos de Saúde.


Universidade Anhanguera-UniderpRede de Ensino Luiz Flávio Gomes



Área de concentração: Gestão da Atenção à saúde

Orientador: Prof. Alba Valéria Eira Fleury





SALVADOR - BA
2012
DEDICATÓRIA




























Dedico este trabalho de conclusão da graduação aos meus familiares e amigos que de muitas formas meincentivaram e ajudaram para que fosse possível a sua concretização.











































AGRADECIMENTOS






















































Agradeço a Lara Guimarães e Dr Aroldo pela relevante contribuição na revisão prévia destetrabalho.























EPÍGRAFE






“Você é importante porque você é você. Você é importante até o último momento de sua vida e nós faremos tudo o que pudermos não só para ajuda-lo a morrrer em paz mas para viver até morrer.”
Cicely SaundersRESUMO


A IMPORTANCIA DO CUIDADOR NA SAUDE DO IDOSO, tema deste trabalho, aborda o contexto em que está inserido o cuidador de idosos bem como suas características, condições de trabalho e a sua importância na qualidade de vida do idoso assistido. O método utilizado para o desenvolvimento deste trabalho exploratório foi a pesquisa de fontes bibliográficas. O envelhecimentopopulacional é uma realidade que motivou o governo brasileiro a assegurar, através de legislação específica, direitos a esta parcela da população, que, na sua grande maioria são portadoras de doenças crônicas degenerativas, sendo que algumas apresentam dependência de cuidados básicos para sua sobrevivência com qualidade de vida. O papel do cuidador é de vital importância para este grupodependente, sendo que as condições de trabalhos, em ambiente de ordem familiar, sem conhecimento técnico, apoio estrutural e lidando diretamente com a dor do outro, lhe deixa em situação estressante, vindo a comprometer a continuidade do serviço e qualidade da assistência à pessoa cuidada.




Palavras-chave: cuidador, idosos, envelhecimento.ABSTRACT


THE IMPORTANCE OF HEALTH CARE IN THE ELDERLY, subject of this work deals with the context in which is inserted a caregiver for the elderly and their characteristics, working conditions and their importance in quality of life of elderly people assisted. The method used for the development of this exploratory research was literature sources. Population aging is areality that led theBrazilian government to ensure, through specific legislation, the rights to this portion of the population, the vast majority are suffering from chronic degenerative diseases, and some basic care are dependent for their survival quality of life. The caregiver's role is of vital importance for this group dependent, and the conditions of work in an environment of family order, non-technical, structuralsupport and dealing directly with the other's pain, it leaves a stressful situation, come to compromise continuity of service and quality of care to the person cared for.
Keywords: caregiver, Older, aging
































































LISTAS DE ABREVIATURAS E SIGLAS

CNBB - Conferência Nacional...
tracking img