Monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2542 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS
ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR
ESCOLA DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE SARGENTOS
CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM SEGURANÇA PÚBLICA

Marcio Aguiar Landim, SD PM, nº 709, Turma 15
Marcus Vinicius Cota Martins, SD PM, nº 721, Turma15
Marcos Antonio da Silva Ferreira
Marcos Vinício Rosa, SD PM, nº 718, Turma 15

POLÍCIA COMUNITÁRIA

Belo Horizonte
2012

Marcio AguiarLandim, SD PM, nº 709, Turma 15
Marcus Vinicius Cota Martins, SD PM, nº 721, Turma15
Marcos Antonio da Silva Ferreira
Marcos Vinício Rosa, SD PM, nº 718, Turma 15

POLÍCIA COMUNITÁRIA

Trabalho apresentada à disciplina Polícia Comunitária que tratada da implantação do método IARA no comate aos roubos no bairro Alípio de Melo, BH/MG da 8ª Cia PM Esp/34º BPM.
Profº: Elton, Cel PM

Belo Horizonte
2012SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 BAIRRO ALÍPIO DE MELO 5

3 IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA (1º FASE) 7
3.1 DIAGRAMA CLASSIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS NO POLICIAMENTO COMUNITÁRIO 8

4 ANALISE DO PROBLEMA 9
4.1 Triângulo de Análise do Problema (TAP) 9
4.2 Diagrama de Ishikawa ou diagrama de Causa e Efeito: 10

6 AVALIAÇÃO (4º FASE) 13

CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIA 15

1 INTRODUÇÃO

A violência e os crimes,vilões dos tempos passados e também dos dias atuais, vem, a cada dia que passa, disseminando o medo nos cidadãos ordeiros da sociedade. A sociedade, por sua vez, clama por segurança pública ao governo, reivindicando o que é seu por natureza, a saber: o direito de viver em um ambiente tranquilo onde as crianças, os idosos e os adultos tenham a liberdade de ir e vir e também de terem seus bens matériasprotegidos dos infratores.

Nesse contexto, esse trabalho irá tratar dos roubos a transeuntes e a estabelecimentos que tem ocorrido no bairro Alípio de Melo, cidade de Belo Horizonte, no qual o 3º Sargento Fernandes, da 8º Cia Esp/34ºBPM é responsável pelo respectivo setor.

Tendo em vista que esse profissional é especializado em Polícia Comunitária tentará incutir na mente dos moradorese comerciantes da região, que a sociedade, em parceria com a PMMG, é de fundamental importância na prevenção e no combate aos furtos e roubos que estão ocorrendo naquela localidade. Ele apresentará aos que moram e trabalha no bairro a estratégia denominada Policiamento Orientado Para o Problema, conjugada com as ações estabelecidas pelo método IARA que possui em tese 04 fases que são as seguintes:1º fase identificação, 2º fase análise, 3º fase resposta, 4º fase avaliação.

2 BAIRRO ALÍPIO DE MELO

O bairro Alípio de Melo foi criado em 1976, em convênio firmado com o Banco Nacional da Habitação (BNH) e prefeitura de Belo Horizonte e tem com Avenida principal a rua Abílio Machado (FIG. 01 e FIG. 02) que é considerada um dos principais corredores de tráfego da capital, recebendo um fluxodiário de 27 mil veículos, nos dois sentidos. Além disso, abriga uma infinidade de pontos comerciais e de serviços. Ali estão concentrados 7 agências bancárias, casas lotéricas, agência de correio e outras tantas lojas de móveis, roupas, calçados e acabamentos.

Ultimamente, os moradores e os comerciantes que trabalham na avenida supramencionada tem procurado o sargento 3º Sargento Fernandes, poisnão estão suportando a sensação de insegurança e a onda de roubos que tem ocorrido naquela localidade e alegam que se faz necessário a busca de uma solução para o problema.

O sargento então resolveu aproveitar o interesse dessas pessoas em buscar um meio de prevenir e acabar com esses delitos, e convidou os a participar de uma reunião para que juntos buscassem medidas que trariam resultadospositivos na resolução do problema. Nessa reunião foi apresentada aos interessados a filosofia de polícia comunitária, ou seja, “ um novo jeito de se fazer polícia”, onde a comunidade e a PMMG atuarão de maneira conjunta no combate e prevenção aos crimes que tem ocorrido com mais mais frequência no bairro Alípio de melo, ou seja, furtos e roubos.

FIGURA 01
Av. Abílio Machado

Fonte:google...
tracking img