Monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1

O MARKETING POLÍTICO: UM ESTUDO DE CASO DA CAMPANHA ELEITORAL PARA VEREADOR NA CIDADE DE OURINHOS EM 2004
Elizabeth Aparecida Gonçalves da Silva1 Eliana Alves Fêo2

Resumo: O Marketing de empresas desempenha a função de identificar e atender às necessidades do consumidor através de produtos ou serviços adequados. Em Marketing Político o candidato a um cargo eletivo é considerado umproduto. Assim como o primeiro, possui diretrizes que bem utilizadas apóiam o candidato a identificar nos seus eleitores alvo, seus desejos, suas necessidades. Isso possibilita criar ações para o lançamento e sustentação eleitoral. Portanto, o objetivo desse artigo é apresentar uma revisão da literatura de Marketing Político, apontando para as peculiaridades da política eleitoral brasileira. Umapesquisa foi realizada através de uma entrevista estruturada com três candidatos, escolhidos por razões específicas que concorreram ao cargo de Vereador nas eleições de 2004 na cidade de Ourinhos. O resultado das entrevistas evidencia as características políticas regionais e o desconhecimento das diretrizes do Marketing Político dos candidatos. Palavras-chave: Marketing Político, partidos, campanha.Abstract: The Marketing of companies plays the function to identify and to take care of to the necessities of the consumer through products or services. In Marketing Politician the candidate to an elective office is considered a product. As well as the first one, he possesss lines of direction that well used apóiam the candidate to identify in its voters white, its desires, its necessities. Thismakes possible to create action for the launching and electoral sustentation. Therefore, the objective of this article is to present a revision of the literature of Marketing Politician, pointing with respect to the peculiarities of the Brazilian electoral politics. It presents a research carried through from an interview structuralized with three candidates, chosen for specific reasons that hadconcurred for the position of councilman in the elections of 2004 in the city of Ourinhos. The result of the interviews evidences the characteristics regional politics and the unfamiliarity of the candidates of the lines of direction of the Marketing Politician. Key-words: marketing politician, parties, campaign.

1

Bacharel em Administração com habilitação em Marketing na Faculdade Estácio deSá de Ourinhos, email: mcburatti@itelefonica.com.br. 2 Professora do ensino superior na Faculdade de Tecnologia de Ourinhos – FATEC e na Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos – FAESO, mestre em Engenharia da Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP, email: elianafeo@yahoo.com.br.

2

INTRODUÇÃO As empresas utilizam as ferramentas de Marketing para definir seumercadoalvo e para serem mais eficazes que seus concorrentes, satisfazendo as necessidades e desejos dos clientes através de produtos e serviços adequados. O candidato ao oferecer o seu serviço, pode ser considerado como um produto. De acordo com o conceito de Marketing ele deveria adotar procedimentos que possibilitem a comunicação de suas qualidades ao cliente potencial, o eleitor, para que esse possa serconquistado. A adoção do Marketing em política é um assunto atual e interessante, pois representa um processo relevante do ponto de vista político, econômico e social. A eleição municipal de 2004 na cidade de Ourinhos representou a mobilização de diversos e volumosos recursos que ao longo do processo registraram coligações entre partidos para fortalecimento na disputa do executivo e legislativo.Foram quatro candidatos ao cargo de Prefeito e cento e setenta e cinco candidatos a Vereador. Juntos, os candidatos a Prefeito prometeram investir quase 1 milhão de reais. Portanto, o objetivo deste artigo é descrever as estratégias utilizadas pelos candidatos a Vereador na cidade de Ourinhos e, assim, contribuir para o esclarecimento de como se faz Marketing Político. Primeiramente de acordo...
tracking img