Monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7902 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE EVANGÉLICA CRISTO REI – FECR
LIC. PLENA EM PEDAGOGIA



Valéria Silva Pereira









ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL I:
DESAFIO À CRIATIVIDADE DOCENTE









JAICÓS-PI
2012
VALÉRIA SILVA PEREIRA













ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL I:
DESAFIO À CRIATIVIDADE DOCENTETrabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Pedagogia da Faculdade Evangélica Cristo Rei – FECR como requisito necessário para a obtenção do grau de licenciada em Pedagogia, sob orientação da Professora Esp. Irai Silva d.








JAICÓS-PI
2012
MARIA DO CARMO SILVA PEREIRA




ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL I:
DESAFIO À CRIATIVIDADE DOCENTEAprovada em: __________/________________/______________



Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Pedagogia da Faculdade Evangélica Cristo Rei – FECR como requisito necessário para a obtenção do grau de licenciada em Pedagogia, sob orientação da Professora Esp. Irai Silva de Moura

BANCA EXAMINADORA______________________________________________________________________________
Prof. Irai Silva de Moura (Orientadora)
Faculdade Evangélica Cristo Rei – FECR
Presidente


______________________________________________________________________________
Prof...................................(Avaliador)
Instituição
Membro______________________________________________________________________________Prof............................... (Avaliador)
Instituição
Membro
































Sou professor a favor da boniteza de minha própria prática, boniteza que dela some se não cuido do saber que devo ensinar, se não brigo por este saber, se não luto pelas condições materiais necessárias sem as quais meu corpo, descuidado, corre risco dese amofinar e de já não ser o testemunho que deve ser do lutador pertinaz que cansa, mas não desiste. Boniteza que se esvai de minha prática se, cheio de mim mesmo, arrogante e desdenhoso dos alunos, não canso de me admirar. (Paulo Freire, 1996)
RESUMO


As atividades lúdicas (jogos, brincadeiras, brinquedos etc.) devem ser vivenciadas pelos educadores. É um ingrediente indispensável norelacionamento entre as pessoas, bem como uma possibilidade para que afetividade, prazer, autoconhecimento, cooperação, autonomia, imaginação e criatividade cresçam, permitindo que o outro construa por meio da alegria e do prazer de querer fazer e construir. Sabe-se que é de grande necessidade desenvolver atividades lúdicas na criança, tornando possível a percepção e a imaginação, permitindo edesenvolvendo a capacidade de integração. As atividades devem ser vivenciadas pelos pais e educadores. É um ingrediente indispensável no relacionamento infantil, possibilitando a afetividade, prazer, autoconhecimento, cooperação, cooperação, autonomia e criatividade, permitindo construir um meio de alegria e prazer. O objetivo deste trabalho é incluir nas práticas pedagógicas dos professores a ludicidade,o processo de desenvolvimento de aprendizagem envolvendo o brincar. Foram utilizadas como base as teorias de vários autores conhecidos mundialmente, principalmente de Piaget e Vygotsky. A pesquisa foi realizada através da aplicação de questionários discursivos a três professores do ensino fundamental e infantil acerca do tema ludicidade, em seguida os dados obtidos foram organizados em tabelas ecomentados de acordo com a opinião de alguns autores. Diante do estudo e da pesquisa realizados durante o desenvolvimento deste trabalho foi possível perceber que o lúdico aparece como essencial para a educação, pois a utilização deste em sala de aula auxilia no processo de desenvolvimento da autonomia e autoria de pensamento do aluno, visto que a maior expressão de autonomia da criança é em...
tracking img