Monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1583 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE FINANÇAS CORPORATIVAS



BRENO DUARTE SANTOS
GISELE FERNANDA BATISTA
GLÁUCIO MATTOS DE SOUZA
VIVIANE LOPES














OPERAÇÃO DE LEASING

























Belo Horizonte
Maio de 2012

OPERAÇÃO DE LEASING





O leasing, também denominado arrendamento mercantil, é umaoperação em que o proprietário (arrendador, empresa de arrendamento mercantil) de um bem móvel ou imóvel cede a terceiro (arrendatário, cliente, “comprador”) o uso desse bem por prazo determinado, recebendo em troca uma contraprestação.


Esta operação se assemelha, no sentido financeiro, a um financiamento que utilize o bem como garantia e que pode ser amortizado num determinado número de“aluguéis” (prestações) periódicos, acrescidos do valor residual garantido e do valor devido pela opção de compra.


Leasing é uma opção na qual é cedido um bem em troca de remuneração. A diferença Leasing e aluguel é sutil. Enquanto no aluguel o cedente tem intenção de conservar a propriedade do bem, findo o contrato, no Leasing existe a intenção da transferência do bem.


Ao final do contrato dearrendamento, o arrendatário tem as seguintes opções:


- comprar o bem por valor previamente contratado;


- renovar o contrato por um novo prazo, tendo como principal o valor residual;


- devolver o bem ao arrendador.


O leasing é um contrato denominado na legislação brasileira como “arrendamento mercantil”. As partes desse contrato são denominadas “arrendador” e “arrendatário”,conforme sejam, de um lado, um banco ou sociedade de arrendamento mercantil e, de outro, o cliente. O objeto do contrato é a aquisição, por parte do arrendador, de bem escolhido pelo arrendatário para sua utilização. O arrendador é, portanto, o proprietário do bem, sendo que a posse e o usufruto, durante a vigência do contrato, são do arrendatário. O contrato de arrendamento mercantil pode prever ounão a opção de compra, pelo arrendatário, do bem de propriedade do arrendador.


O prazo mínimo da operação é de 24 meses para bens com vida útil de até 5 anos (veículos, equipamentos de informática e telecomunicações, etc) e 36 meses para bens com vida útil superior a 5 anos (máquinas e equipamentos em geral. O prazo máximo está limitado a aprovação de credito. O prazo mínimo é definido peloBanco Central, portanto não é possível a quitação da operação antes desse prazo. Por isso, não é aplicável ao contrato de arrendamento mercantil a faculdade de o cliente quitar e adquirir o bem antecipadamente. No entanto, é admitida, desde que esteja previsto no contrato, a transferência dos direitos e obrigações a terceiros, mediante acordo com a empresa arrendadora.





Vantagens


Oleasing é, em grande parte, utilizado para compra de veículos zero-quilômetro. As vantagens do sistema, afirmou o Procon, são menores taxas de juros e isenção do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).





Diferença entre Leasing e Empréstimo


As diferenças econômicas do Leasing e do empréstimo estão na área fiscal. No Leasing, o fisco permite a dedução do total dos pagamentos devidosno cálculo do imposto de renda.


Já no empréstimo, só se permite a dedução dos juros. Entretanto, se o empréstimo for destinado à aquisição de equipamentos, pode-se reduzir a depreciação do mesmo.


Será economicamente mais atraente aquela opção que apresentar o menor custo líquido, considerado como custo líquido o custo menos os benefícios fiscais.


Uma vantagem não econômica do Leasingé que, não sendo formalmente um empréstimo, não entra no cálculo do coeficiente de endividamento da empresa.





| |LEASING |EMPRÉSTIMO |
|Desembolso |prestação |juros + amortização |
|Dedução Fiscal |prestação |juros +...
tracking img