Monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 82 (20490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Ao analisar a história do tradicionalismo no Rio Grande de Sul, percebe-se que há uma busca de ampliação do universo do culto às tradições. Esta situação é justificada pelo MTG, através do discurso de uma atuação social do movimento tradicionalista. Levando-se em conta que o tradicionalismo, como um movimento cultural organizado, possui dimensões educacionais perceptíveis nas suasrepresentações, decidiu-se, através deste trabalho monográfico, investigar de que forma a escola pode contribuir para a construção e manutenção da identidade social e cultural do gaúcho.
Na escola, o ensinar os alunos a viver as tradições do Rio Grande do Sul, de acordo com as representações percebidas, passa por uma necessidade de formação de valores e do conhecimento da história e costumes doRio Grande do Sul, na perspectiva de uma valorização do civismo, ao viver as tradições, através das diversas formas de manifestação da cultura regionalista. Os tradicionalistas, ao definirem o gaúcho como figura mitificada e representativa das identidades regionais, se posicionam em termos da busca de aglutinação de novas esferas de atuação e, nesta perspectiva, há uma aproximação, formalizada ounão, por parte do tradicionalismo como movimento organizado e da escola como instituição educacional.
O embasamento teórico desta investigação sustenta-se, principalmente, na “Carta de Princípios”, redigida por Glaucus Saraiva (1961) e a tese “O Sentido e o Valor do Tradicionalismo”, escrita e apresentada por Barbosa Lessa (1954). Considerados os dois documentos mais importantes dotradicionalismo, ambos os textos fornecem fortes diretrizes as Movimento Tradicionalista Gaúcho. Este estudo também encontra respaldo no livro “Falando em Tradição e Folclore Gaúcho: Excertos Jornalísticos”, publicado por Paixão Côrtes (1981). Ao lado desses três grandes expoentes, formadores do tripé que embasou ideologicamente o Tradicionalismo Gaúcho, muitos outros nomes de destaque na culturario-grandense, constituem-se como suporte teórico na realização desse trabalho.
Considerando-se a importância do contexto escolar na preservação das tradições gaúchas, é que se decidiu enfatizar a vivência das identidades regionais por parte dos tradicionalistas, destacando-se o papel da escola na disseminação e valorização da cultura tradicionalista gaúcha.
À medida que o mundo se torna uma aldeia globale a cultura massificada, possuir uma identidade regional confere ao sujeito um ponto de referência. Entender-se como gaúcho possibilita identificar-se como algo, como uma cultura específica, um passado determinado, ter uma figura na qual espelhar-se, sentir-se como parte de um grupo.
Enfatizar as peculiaridades do Estado e simultaneamente afirmar seu pertencimento ao Brasil constitui um dosprincipais suportes da construção social da identidade gaúcha. Nosso tipo representativo tem sua caracterização formada nas obras literárias e de cunho político a partir da metade do século XIX. Intelectuais buscam resgatar a figura do gaúcho e reconfigurá-la com novos valores e atributos. A identidade gaúcha apresenta-se como uma distinção cultural em um País onde os meios de comunicação de massatendem a homogeneizar a sociedade culturalmente a partir de padrões externos aos presentes no cotidiano do Estado.
Na construção social dessa identidade há uma referência constante a um passado glorioso, no qual se formou a sua figura, cuja existência seria marcada pela vida no campo, a bravura do homem ao enfrentar o inimigo ou as forças da natureza, a lealdade e a honra. Mas a figura do gaúcho,tal como a conhecemos hoje, passou por um processo de elaboração cultural até chegar ao atual significado gentílico de habitante de Estado.
Pensar nas relações estabelecidas entre a educação e o tradicionalismo, no que diz respeito à construção e manutenção da identidade gaúcha, requer entender sua dimensão relacional de construção de identidades sociais. Por isso, pretende-se, através deste...
tracking img