Monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5075 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JUSTIFICATIVA



O interesse em pesquisar sobre a literatura infantil, tomando-a como instrumento significativo no processo de alfabetização da criança que frequenta os anos iniciais de escolaridade, surgiu a partir da própria experiência da autora vivenciada no âmbito familiar.



Minha mãe, durante sua caminhada, passou uma boa parte de sua vida na escuridão por não ter tido aoportunidade e o incentivo para frequüentar a escola e, consequentemente, através desta interação, conhecer as primeiras letras. Foram momentos, acreditamoso eu, de muita tristeza, e sentimento de abandono.




Lembro-me que qQuando ainda menina, era comum ouvir nossomeu pai conversando com nossminhaa mãe, convidando-a para assistir a uma sessão de cinema, e ela prontamenteaceitava. Muitas vezes ficavamos imaginando como elaminha mãe fazia para compreender o filme, pois não sabia ler. Intrigavanos - me o fato de que ela quando chegava em casa, nos contava como tinha sido o desenvolvimento do filme e tirava suas conclusões. Depois de muito tempo soube, por meio dela mesma, que nossomeu pai lia o filme para ela e, às vezes, explicava algumas partes do filme que ela nãohavia entendido.






Meu pai foi um homem estudioso, e na sua trajetória de vida, além de radialista por muitos anos, foi também poeta, ator circense, cantor e poliglota. Hoje, entendo como duas pessoas diferentes conseguiram viver e permanecer juntas durante tantos anos. Acredito que o amor alimentou o respeito à individualidade de cada um.
.
Apesar da nossminha mãe não ter oconhecimento das letras em sua vida, ela não se cansava demostrando mostrar o quanto a literatura eraé importante para o desenvolvimento da criança. E, hoje, , hoje aao cursar o curso de Ppedagogia varias indagações surgiram, principalmente a partir da experiência pessoal da autora, que auxiliou na escolha dessa temática para a realização do TCC., com a experiência vivenciada por ela.Partindo desse pressuposto pretendemos m Mostrar (1º objetivo) a importância da literatura através do processo deda leitura, tornando-a efetiva e prazerosa, principalmente para as crianças em processo de alfabetização, para que vejam o mundo com olhos de quem busca sua autonomia.


TTal questionamento (qual??? onde estão esses questionamentos?) nos incentivou a buscar um olhar mais sistematizadosobre a literatura infantil e a contação de histórias. Afinal tanto a literatura com a contação de histórias é relevante como rescursos pedagógicos para formação das crianças em crescimento como ser humano. Não só o pelo fato de colaborar no processo de alfabetização da criança, mas também como recurso didático-pedagógico e sua formação intelectual, pois estará buscando a compreensão do mundoque e a cerca na busca do conhecimento e, também do seu crescimento e pessoal e emocional..

Esse ultimo parágrafo ficou solto!




















Seu objetivo aqui esta diferente do que vc colocou acima!!!
OBJETIVO GERAL


Destacar (Mude o verbo. Destacar é para vc e não para o seu leitor – Poderia ser: apresentar, mostrar...) a literatura comoinstrumento mediador no desenvolvimento e na
aprendizagem da criança que frequenta os anos iniciais de escolaridade.
• Reconhecer a prática da leitura como momento de interação do sujeito com o mundo. Idem... reconhecer e para vc não par o seu leitor
• A prática da leitura e contação de história com promotora de idéias, sentimentos da criança. Sem o verbo???
• Conferir áliteratura infantil importante papel no processo de alfabetização da criança idem conferir e para vc não para o seu leitor






1 REFERENCIAL TEÓRICO

1.1 TEORIA SOBRE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
O titulo vc colocou a teoria sobre a contação de historia, mas na realidade vc fala sobre a contação de historias nessa faixa etária. Mude o titulo!

Aqui vc esta dando mais dicas e procedimentos do que...
tracking img