Monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
3 1 INTRODUÇÃO

O processo decisório organizacional torna-se cada vez mais complexo, à medida que o conhecimento administrativo e a tecnologia avançam. Seja pela amplitude que os problemas organizacionais tem alcançado com o aumento do número de relações entre pessoas e organizações, o que faz emergir novas correntes do pensamento administrativo, ou pelo crescente desenvolvimento tecnológico,que permite às organizações trabalharem com um número de informações bem maior do que a capacidade de processamento do homem. Uma das preocupações das empresas no momento atual relaciona-se à dificuldade em escolher que informações são relevantes para as decisões que a elas se apresentam. No arcabouço de um armazém de dados tem-se desde informações das operações básicas da organização atérelatórios financeiros de empresas concorrentes. .

Uma significativa parcela de estudos na área contábil procura descrever a realidade de empresas industriais quanto ao uso de relatório contábeis. Um exemplo desse tipo pesquisa foi desenvolvida pelos professores Antônio Robles Júnior e José Carlos Marion, onde esses mostram a utilidade das informações básicas no momento da tomada de decisões. No entanto,pesquisas empíricas que investigam o uso de relatórios contábeis em empresas comerciais ocorrem com menor freqüência. Assim, o artigo foi organizado em seis seções. Inicialmente, apresentou-se uma fundamentação teórica, que procurou abranger o conceito de informação e tratá-lo dentro de uma perspectiva contábil, além de descrever os principais relatórios e demonstrativos contábeis. No passoseguinte, foi demonstrada a metodologia de pesquisa empregada no trabalho, com ênfase na população, amostra, instrumento de coleta e análise de dados. Na etapa subseqüente, a análise dos dados foi realizada, com a exposição das variáveis do estudo e suas interrelações. A título de conclusão, algumas considerações a respeito da pesquisa foram estabelecidas. Uma gestão de compras eficiente pode trazermaior agilidade nas operações efetuadas pela organização e a qualidade crescente das aquisições , o que para a empresa é um diferencial altamente competitivo e positivo.

4

1.1

Problemática

• •

Como a importância do preço de compra pode influenciar na empresa? Como implantar uma atividade de compras estratégica para a necessidade da empresa?



Como um controle de qualidade podeinfluenciar na empresa?

5

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

O objetivo geral é analisar uma estratégia de compras para que a empresa possa atuar no mercado com competitividade, gerando redução nos custos e melhorias consideráveis nos lucros.

2.2 Objetivos Específicos



Propor uma análise sobre o custo total de aquisição em relação ao preço.



Apresentar informações deestratégias de compras adaptadas a pequenas empresas.



Verificar qual o papel do departamento de compras e buscar demonstrar que ele é fundamental para a realização dos objetivos da empresa.

6

3 JUSTIFICATIVA

O presente projeto objetiva detectar que através do setor compras pode minimizar os custos e obter melhoria considerável na lucratividade da empresa. Para tais resultadoscomprador e pesquisador reavaliaram as formas de negociar , estocar, e comprar que beneficiassem a empresa . A função compras vêm ganhando espaço e evidência no contexto das organizações , já que não basta apenas comprar, é preciso comprar bem. Deve se portanto , merecer atençao especial porque, se analisarmos a fundo, o processo produtivo começa neste setor. Assim além de melhorar a lucratividade dasorganizações, uma gestão de compras eficiente pode aumentar a produtividade, a qualidade dos produtos e, consequentemente, a satisfação dos clientes. Da visão tradicional que entende o processo de compras como o mero ato de comprar, a função compras evoluiu, tanto que hoje é considerada de importância estratégica para as organizações. E a tendência é que isso se intensifique, especialmente em...
tracking img