Monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (744 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estrutura do projeto


Abaixo segue uma estrutura genérica de projeto, esta pode variar dependendo das exigências de cada universidade.
Leia mais sobre projeto
1. Tema/Titulo/Introdução

Otítulo deve ser conciso e explicativo. Devem-se evitar palavras desnecessárias. O mais acertado é optar-se por um título geral (que indica genericamente o teor do trabalho), seguido por um títulotécnico (que especifica a temática abordada).
Leia mais sobre monografia
2. Problema

O Problema é a mola propulsora de todo o trabalho de pesquisa (monografia, artigo,projeto, dissertação, tese).Depois de definido o tema, levanta-se uma questão para ser respondida através de uma hipótese, que será confirmada ou negada através do trabalho de pesquisa. O Problema é criado pelo próprio autor erelacionado ao tema escolhido. O autor, no caso, criará um questionamento para definir a abrangência de sua pesquisa. Não há regras para se criar um Problema, mas alguns autores sugerem que ele sejaexpresso em forma de pergunta. Particularmente, prefiro que o Problema seja descrito como uma afirmação.
Leia mais sobre tema da monografia
3. Hipótese

Hipótese é sinônimo de suposição. Nestesentido, Hipótese é uma afirmação categórica (uma suposição), que tenta responder ao Problema levantado pelo tema escolhido para pesquisa (monografia, artigo, projeto, dissertação, tese). É umapré-solução para o Problema levantado. O trabalho de pesquisa, então, irá confirmar ou negar a Hipótese (ou suposição) levantada.
Leia mais sobre estrutura da monografia
4. Justificativa

A Justificativa numprojeto de pesquisa, como o próprio nome indica, é o convencimento de que o trabalho de pesquisa (monografia, artigo, projeto, dissertação, tese) é fundamental de ser efetivado. É aqui que o temaescolhido pelo pesquisador e a Hipótese levantada são de suma importância, para a sociedade ou para alguns indivíduos, de ser comprovada.
Leia mais sobre etapas da monografia
Deve-se tomar o...
tracking img