Monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 45 (11037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Jonas Cassiano Borré




















ALTERNATIVAS PARA A UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE MADEIRA NO MUNICÍPIO DE GUARANTÃ DO NORTE – MT, NO ANO DE 2006

























Guarantã do Norte – MT
2006
Jonas Cassiano Borré













ALTERNATIVAS PARA A UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE MADEIRA NO MUNICÍPIO DE GUARANTÃ DO NORTE – MT, NOANO DE 2006









Trabalho de conclusão de curso – TCC, apresentado à Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte, para obtenção de grau de Licenciatura em bacharelado em Administração de Empresas, orientado pela professora Rosane Brand Tashima.











Guarantã do Norte – MT
2006
Jonas Cassiano BorréALTERNATIVAS PARA A UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE MADEIRA NO MUNICÍPIO DE GUARANTÃ DO NORTE – MT, NO ANO DE 2006.




Apresentada e aprovada por todos os membros da Banca Examinadora, foi aceita pela Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte, no curso de Administração de Empresas, com o requisito para obtenção de Grau em licenciatura plena.
Nota
Data____/___/_____

Banca Examinadora

________________________________
Profª Orientadora: Rosane Brand Tashima
Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte


________________________________
Profª: Leonilda Jandra de Oliveira
Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte


________________________________
Luciano André Galon
Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do NorteDedico este trabalho a minha esposa e minha filha, também dedico a professora Rosane Brand Tashima, orientadora de estágio e monografia e a meus pais que sempre me apoiaram e auxiliaram para que eu pudesse concluir o curso.Agradeço ao Srs. marceneiros e madeireiros que colaboraram com esta pesquisa, e também agradeço a todos que contribuíram de forma direta ou indireta na construção desta pesquisa.




























































"Embora ninguém possa voltaratrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim." Chico Xavier.



































RESUMO




O Brasil reúne condições agrícolas e econômicas ideais para desenvolver e se beneficiar das tecnologias de utilização de lenha e outras biomassas para fins energéticos, por ser privilegiado em termos deextensão territorial, insolação e água, fatores essenciais para produção de biomassa em grande escala. Neste mesmo sentido, uma grande quantidade e variedade de resíduos florestais são geradas anualmente pelas diversas indústrias de base florestal neste trabalho monográfico estão caracterizados considerações sobre anatomia da madeira e a bio-degradação. Também são referidos os conceitos básicos detecnologias limpas, e queima de resíduos.
Para subsidiar a análise das alternativas de destinação, caracterizam-se os resíduos, com quantificação, descrição do armazenamento e da destinação usuais.
Posteriormente analisam-se as alternativas possíveis para a destinação dos resíduos de madeira, envolvendo a compostagem, a produção de energia, o uso da madeira como lenha.Discutem-se ainda as possibilidades de produção de materiais diversos, a produção de peças de artesanato, a produção de painéis, com aglomerados, MDF, aglomerados e outros.
Todas estas alternativas tecnológicas são avaliadas dentro de uma perspectiva de viabilidade tecnológica, econômica e ambiental, para a solução dos problemas de resíduos da indústria madeireira.




Palavras chave: resíduos,...
tracking img