Monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 85 (21100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

A hepatite B é uma doença infecciosa, causada por um vírus DNA com tropismo por células hepáticas, pertencente à família Hepadnaviridae. Pode apresentar-se sob diversas formas clínicas, sendo de maior preocupação as formas crônicas, responsáveis pela progressão para cirrose e carcinoma hepatocelular. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem no mundo mais de 350milhões de portadores crônicos do vírus da hepatite B (VHB) e ocorrem mais de um milhão de mortes por ano causadas pela progressão da doença para cirrose e carcinoma hepatocelular (ARRAES et al., 2003; MELLO et al., 2007).
A prevalência da infecção no mundo, tem grandes variações geográficas, com regiões de alta prevalência (mais de 8% de portadores do HBsAg), média prevalência (entre 2% e7%) e baixa prevalência (menos de 2%). No Brasil a prevalência é heterogênea, com a região Amazônica, o Espírito Santo e o oeste de Santa Catarina consideradas áreas de alta e média prevalência e as demais regiões com índices baixos semelhantes à América do Norte e Europa Ocidental (FIGUEIREDO et al., 2008).
A transmissão da hepatite B ocorre principalmente através da exposição percutâneaou de mucosas a sangue ou fluidos corpóreos contaminados com o vírus. As formas de contágio mais importantes são através das vias vertical, sexual e por inoculação percutânea, com o padrão de transmissão sendo fortemente associado à prevalência do antígeno de superfície do vírus da hepatite B (HBsAg) numa população (PERIM e PASSOS, 2005).
Durante as últimas décadas, estudos clínicos eexperimentais desenvolvidos em todo o mundo expandiram os conhecimentos sobre a hepatite B em seus diferentes aspectos e, hoje, dispõe-se de sofisticadas técnicas para o seu diagnóstico e de drogas sabidamente eficazes para o seu tratamento. A aplicação de técnicas de biologia molecular permitiu também notáveis avanços no conhecimento do VHB e na demonstração da sua importância como fator etiológico dehepatopatias crônicas e do hepatocarcinoma. A imunização ativa utilizando as modernas vacinas recombinantes constitui, na atualidade, a arma mais importante no combate a essa virose (FERREIRA, 2000).
Apesar da vacinação, das triagens em bancos de sangue e dos programas de aconselhamento para o controle das doenças sexualmente transmissíveis, a existência de um grande número de indivíduosinfectados em todo o mundo chama a atenção para a gravidade da situação (FERNANDES et al., 2009).
Considerando os aspectos epidemiológicos e fisiopatológicos da Hepatite B, nessa revisão, pretende-se apresentar os últimos avanços no diagnóstico, tratamento e prevenção da infecção pelo vírus da hepatite B, e avaliar se estes avanços têm sido eficazes no controle dessa infecção.

2 REVISÃO DELITERATURA


2.1 Histórico

A história das hepatites remonta, provavelmente, aos primórdios da civilização. De fato, há notícias de surtos de icterícia na Babilônia, há mais de 2500 anos, e Hipócrates (sec IV a.C.) faz referência nos seus escritos à icterícia epidêmica (FREITAS, 2003).
As primeiras descrições relativas à transmissão de hepatite por via parenteral foram feitas nofinal do século 19, embora sem qualquer relacionamento com a etiologia viral (BATISTA, 2006).
A primeira descrição clara em relação à hepatite transmitida por soro humano aconteceu em 1885, quando ocorreram casos de icterícia após vacinação antivariólica de trabalhadores alemães. Outras observações sobre a transmissão desta icterícia foram feitas durante a vacinação contra a febre amarela,porque as vacinas até então utilizadas continham plasma humano como agentes estabilizantes. A ocorrência de quadros de icterícia, relacionada ao uso de plasma humano em soros e vacinas, propiciou evidências para que ele fosse considerado como o agente transmissor, o que foi reforçado com observação de casos de icterícia em receptores de sangue e derivados (GONÇALVES, 2005).
Entre 1930 e...
tracking img