Monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO




Neste trabalho, far-se-á uma abordagem sobre uma política de cotas para os negros em Universidades, adotadas desde 2001. Observa-se que esta política, segundo os que são a favor de tal ação, tem sido a maneira que o Estado / Governo tem de resgatar a uma “dívida” para com os negros, pelas crueldades por estes sofridas na época da escravidão. Entretanto, se mostrará aquique as cotas para os negros é um retrocesso do processo de integração dos negros à sociedade.
Depois de demasiadas lutas, movimentos dos negros para conseguirem a liberdade, bem como a igualdade, a qual foi concretizada em 13 de maio de 1888, com a assinatura da Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil. Atualmente, a matéria problemática surge com a criação de reservas de cotas paranegros em universidades públicas ou privadas.
Esse tema é de grande importância social e jurídico, uma vez que já existe um preconceito real entre as pessoas com pigmentação escura. A sociedade qualifica, a maioria dos negros como marginais, bandidos, traficantes etc.
Diante dessa problemática, discriminação social e discriminação racial, que se percebe que a criação de cotas para os negros,através de ação afirmativa, não deveria existir, o governo e a sociedade é que tinham que garantir o acesso de toda população às escolas e universidades de qualidades. A solução pode estar na distribuição de bolsas para os alunos que não têm condições financeiras suficientes para acompanhar o curso, mas são esforçados e inteligentes o bastante para acompanharem as aulas, pois sabesse que o custode manutenção em uma universidade é bem mais complexo que sua entrada. Para os que não tiveram acesso à boas escolas ao longo da juventude, mas que querem entrar em uma universidade pública, poderiam ser oferecidos cursos preparatórios para o vestibular, de forma que eles tivessem igualdade de acesso à universidade, através do mérito.
Este trabalho pretende contextualizar a atuação do Estado,trazendo de forma sucinta a história dos movimentos dos negros até a Lei Áurea, bem como registrar que o problema não esta não cor das pessoas, mas na qualificação escolar que elas adquirem, utilizando informações obtidas através de pesquisas bibliográficas e documentais, cujas fontes acham-se citadas ao longo do texto ou ao final do trabalho.

1. LUTAS E MOVIMENTOS DOS NEGROSCom a revolução neolítica, meados do século I, as comunidades primitivas sofreram grandes transformações culturais, marcando um novo estágio de desenvolvimento social conhecido como civilização. Com a civilização surgiu à criação de diversos eventos, dentre os quais se destacam: o aumento da produção econômica, os registros escritos, a formação do Estado, a divisão social do trabalho e,principalmente, o aparecimento de classes sociais[1]. Observa-se que foi desde a pré-história que se desenvolveu a desigualdade social, distinguindo-se os ricos ou exploradores, dos pobres ou explorados.
As primeiras revoltas dos escravos ocorrem em Roma, com a instalação da República. A primeira proibição da escravidão se deu com os conflitos entre patrícios e plebeus, que por volta de 366 a.C.,sendo na época decretada uma lei que proibia a escravidão de romanos por dívidas[2]. A partir daí, inconformados com a exploração a que eram submetidos, os escravos organizaram várias revoltas contra as classes dominantes.
Percebe-se que a escravidão foi praticada por muitos povos desde antiguidade e em todos os continentes, independentemente das etnias e da origem das pessoas.
Na IdadeModerna, Portugal foi o primeiro país da Europa a realizar o comércio de escravos negros, visto que os portugueses dominavam muitas regiões da África. Com o passar do tempo, ingleses, holandeses e franceses, também passaram a participar do tráfico negreiro. Devido esse tráfico, milhões de negros foram violentamente arrancados da África[3].
Foi iniciado em torno de 1550, o grande tráfico...
tracking img