Monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2620 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escrevendo trabalhos acadêmicos (monografia, dissertação e tese)
Baseado nas notas de aula da Prof. Dra. Diana Paula Andrade desta mesma disciplina.

•Disciplina: Metodologia do Ensino Superior em Ciências Exatas

Prof. Dr. Sergio Pilling 28/set/2011

Regras para uma boa redação para trabalhos academicos para obtenção de graus:
a) Saber o que vai escrever, para que e para quem; b)Escrever sobre o que acontece; c) Concatenar as idéias e informar de maneira lógica; d) Respeitar as regras gramaticais; e) Evitar argumentação demasiadamente abstrata; f) Usar vocabulário técnico quando necessário; g) Evitar repetição de detalhes supérfluos; h) Manter a unidade e o equilíbrio das partes; i) Rever o que escreveu;

Monografia (TCC)

Monografia (TCC)
É o primeiro passo da atividadecientífica do pesquisador.
Apresenta algumas características: a) Trabalho escrito, sistemático e completo; b) Tema específico ou particular de uma ciência ou parte dela; c) Estudo pormenorizado e exaustivo, aspectos e ângulos do caso; e) Metodologia científica; f) Contribuição importante, original e pessoal para a ciência. g) Sempre dar referências! abordando vários

d) Tratamento extenso emprofundidade, mas não em alcance.

Monografia
Uma monografia não é: -Repetir o que já foi dito por outro, sem se apresentar nada de novo ou em relação ao enfoque, ao desenvolvimento ou às conclusões; - responder a uma espécie de questionário; não é executar um trabalho semelhante ao que se faz num exame ou deveres escolares; - manifestar meras opiniões pessoais, sem fundamentá-las com dadoscomprobatórios logicamente correlacionados e embasados no raciocínio; - Expor idéias demasiado abstratas, alheias tanto aos pensamentos, preocupações, conhecimentos ou desejos pessoais do autor da monografia como de sua particular maturidade psicológica e intelectual; -Manifestar uma erudição livresca, citando frases irrelevantes, não pertinentes e mal assimiladas.

Monografia

Quais asfinalidades de uma monografia? -Descobrir e redescobrir a verdade; -Esclarecer fatos ou teorias obscuras ou não plenamente conhecidos; -Enriquecer e aprofundar o rol de noções científicas por intermédio de um trabalho metódico e rigoroso; -Ordenar e hierarquizar conhecimentos e experiências; - Comunicar eficientemente as descobertas.

Monografia
Sobre as afirmações científicas de uma monografia:-Expressam uma descoberta verdadeira; -Apresentam provas. Para muitos, é a comprovação que distingue o científico daquele que não o é. -Pretendem ser objetivas, ou seja, independentes do pesquisador que as apresenta: qualquer outro investigador deve poder encontrar o mesmo resultado; -São, geralmente, sistemáticas, portanto, oredenadas segundo princípios lógicos; -Expõem interpretações e relaçõesentre os fatos-fenômenos assim como suas regularidades.

Monografia Em geral a monografia:
-Revela os gostos e as tendências; -Exteriora o espírito de iniciativa e a criatividade; -Demonstra a amplitude de juízos; -Revela a capacidade determinadas; de seleção em função das metas

-Revela progressiva liberdade no trato científico; -Expõem a própria cultura e experiencias adquiridas das leituras,vivência, conhecimento, etc; -Expõem as próprias opiniões, deduções, realizações; -Comunica por escrito o resultado de uma descoberta pessoal.

Monografia Estrutura da Monografia:
Os trabalhos científicos, em geral, apresentam a mesma estrutura: INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO. Pode haver diferença quanto ao material, enfoque dado, a utilização desse ou daquele método, dessa ou daquelatécnica, mas não em relação à forma e a estrutura. Pode ser ainda mais ou menos profundo. INTRODUÇÃO: Formulação clara e simples do tema de investigação; é a apresentação sintética da questão, sua justificativa, objeto e objetivos, importância da metodologia utilizada e rápida referência a trabalhos anteriores realizados sobre o mesmo assunto.

Monografia
DESENVOLVIMENTO: Fundamentação...
tracking img