Monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 93 (23073 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Escola de Minas - EM Departamento de Engenharia de Produção, Administração e Economia – DEPRO Campus Morro do Cruzeiro

MARCELO AGUIAR ARAÚJO

PEQUENO TRATADO SOBRE O PETRÓLEO: UM POUCO DE HISTÓRIA E FATOS RECENTES NO CENÁRIO BRASILEIRO

Ouro Preto 2010

ii

MARCELO AGUIAR ARAÚJO marcelo.ufop@gmail.com

PEQUENO TRATADO SOBRE O PETRÓLEO: UMPOUCO DE HISTÓRIA E FATOS RECENTES NO CENÁRIO BRASILEIRO

Monografia apresentada ao Curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Ouro Preto como parte dos requisitos para a obtenção do Grau de Engenheiro de Produção.

Professora Orientadora: Auxiliadora Maria Moura Santi

Ouro Preto – MG 2010

iii

Fonte de catalogação:

iv

MARCELO AGUIAR ARAÚJO

PEQUENO TRATADOSOBRE O PETRÓLEO: UM POUCO DE HISTÓRIA E FATOS RECENTES NO CENÁRIO BRASILEIRO

Monografia julgada e aprovada, em 5 de agosto de 2010, como parte dos requisitos necessários para a obtenção de grau em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Ouro Preto.

BANCA EXAMINADORA

Professora MSc. Irce Fernandes Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto

Professora MSc.Bruna deFátima Pedrosa Guedes Flausinio Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto

Professora Dra. Auxiliadora Maria Moura Santi - Orientadora. Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto

v

Aos meus pais Romão e Mírian.

vi

AGRADECIMENTOS

Aos meus pais, Cícero Romão e Mírian Célia, pelo exemplo, amor, confiança e incentivo nessa longa caminhada. Ao meu irmãoGustavo pela força e amizade. À professora Auxiliadora Maria Moura Santi por toda a ajuda e orientação. Aos que, de alguma forma, contribuíram com a minha jornada na UFOP.

vii

“Hoje é o petróleo. Amanhã poderá ser a água. Hoje é o deserto do Oriente Médio. Amanhã poderá ser a bacia amazônica.” Antônio Ermírio de Morais

viii

RESUMO

ARAÚJO, Marcelo Aguiar. Pequeno tratado sobre opetróleo: Um pouco de história e fatos recentes no cenário brasileiro (Graduação em Engenharia de Produção). Universidade Federal de Ouro Preto.

Apresenta-se uma síntese comentada da formação do setor de petróleo no Brasil, que se inicia com a publicação da Lei Federal nº 2.004/1953, no Governo Vargas, determinando a criação da Petrobras, com a missão de reduzir a dependência externa do país emrelação ao petróleo, até os dias atuais, quando o país atinge a auto-suficiência na produção de petróleo, com a entrada em operação da plataforma P-50, em 21 de abril de 2006, e vê ampliadas, de forma significativa, suas reservas petrolíferas, com a descoberta de petróleo na camada do pré-sal, acrescida das discussões sobre quem, quando e em que extensão o petróleo dessas jazidas deverá ser explorado,pois, o que está em jogo é a real possibilidade da sociedade brasileira usufruir dessa riqueza, dotando o país de condições de promover um desenvolvimento socioeconômico duradouro. Aborda-se a importância do petróleo para a sociedade moderna e a influência da exploração e do comércio do insumo energético na economia regional e mundial e sua influência na geopolítica mundial, destacando os maioresprodutores de petróleo e, também, as peculiaridades brasileiras, tal como a exploração de petróleo em águas profundas, em plataformas no mar, onde se encontram as maiores reservas petrolíferas do país. Destaca-se ainda as propriedades físico-químicas que são utilizadas para a caracterização do petróleo, que determinam seu preço e condicionam as possibilidades de refino, os principais derivados,usos, parque de refino brasileiro, e as inovações tecnológicas que proporcionaram a expansão da oferta e a padronização dos produtos derivados.

Palavras-chave: Petróleo, História e Geopolítica do Petróleo, Petróleo no Brasil, Petrobras, Pré-sal.

ix

ABSTRACT

It’s presented a commented summary of the Brazilian oil sector, which starts with the federal Law nº2.004/1953, on Vargas...
tracking img