Monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo contextualizar as ferramentas da administração pública direcionadas a auditoria pública, a partir da análise das técnicas/procedimentos de aplicação adotados na gestão pública.

Tanto a auditoria das entidades públicas como a auditoria das entidades privadas baseiam-se e possuem suporte legal nas normas de auditoria, as quaisreferem-se à pessoa do auditor, à execução dos trabalhos e à opinião do auditor e são estabelecidas claramente pelos órgãos da profissão contábil, não permitindo desvio algum no que se refere à realização dos trabalhos de auditoria. Com os objetivos de regulamentar a função do auditor e controlar a qualidade dos exames e dos relatórios confeccionados pelo auditor, tais normas estabelecemorientação e diretrizes a serem seguidas por esses profissionais no exercício de suas funções.

As normas tratam ainda sobre a periodicidade e prazos para a realização da revisão, os objetivos, procedimentos a serem observados, conteúdo e forma dos relatórios a serem apresentados, bem como os quesitos a serem observados pelo auditor no exercício das atividades de auditoria.

Em seuconceito e alcance a auditoria é um exame analítico de uma determinada operação, com o objetivo de atestar sua validade. Segundo o Conselho Federal de Contabilidade, o auditor ao assumir uma responsabilidade por uma auditoria deve ter conhecimento suficiente da entidade a ser auditada, para que lhe seja possível identificar e compreender as transações realizadas e as práticas contábeis atinentes àsituação patrimonial e financeira da entidade..

Em geral, a auditoria procura determinar se as demonstrações e respectivos registros contábeis de uma empresa ou entidade merecem ou não confiabilidade, ou seja, a auditoria verifica se as demonstrações contábeis refletem ou não a situação patrimonial da entidade sendo ela pública ou privada

A auditoria, na entidade pública ena entidade privada, tem os mesmos fundamentos, possuindo em seu teor os procedimentos que são aplicados para ambas às entidades, que nada mais são do que o conjunto de técnicas as quais permitem ao auditor obter evidências ou provas suficientes e adequadas para fundamentar a opinião sobre as demonstrações contábeis ou processos auditados. Ao abranger os testes de observância e os testessubstantivos a auditoria procura demonstrar um certo grau de segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela administração estão sendo cumpridos e, também evidenciam a suficiência, exatidão e a veracidade dos dados confeccionados pelo sistema contábil da entidade.

Sabe-se que na auditoria o nível de problemas que alcançam as áreas governamental é muito alto,especialmente os fatores que estão ligados à corrupção agravada ainda com a impunidade. A auditoria no que diz respeito à entidade pública é de suma importância e valia para o bom andamento da entidade, inclusive para que estas tenham credibilidade no ambiente externo. A partir dessas prerrogativas fica clara a importância da auditoria na entidade pública

Justifica-se o presente estudo não só pelointeresse pessoal da autora em desenvolver o assunto sobre a técnica de auditoria no setor público, mas também na procura de um diferencial com relação aos trabalhos já realizados com o tema respectivo, até então direcionados à área pública.

1 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

A partir da década de 1980, a administração do setor público começou a ser mais cobrada no que tange a novas formas,papéis e culturas organizacionais. Ferlie et al. (1999, p.13) afirmam que, como reestruturações semelhantes foram feitas em um grande número de diferentes unidades do serviço público, tornou-se claro que um fenômeno organizacional abrangente estava surgindo, com freqüência chamado hoje de ‘nova administração pública’ que permaneceu até muito recentemente pouco analisada como um fenômeno mais...
tracking img