Monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Recursos Extraordinários

Recorrente: _________
Recorrido: _________

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA _

__________________ (nome), por seuprocurador, inconformado, data venha, com o acórdão proferido pela doutaCâmara Cível na Apelação n.º, em que foram apelante o requerente e apelado o Estado, vem, por seu procurador, com apoio no art. 102,item III, a da Constituição Federal, interpor recurso extraordinário, expondo e requerendo o seguinte:

1. A sentença de primeiro grau e o acórdão que a confirmou ordenaram o fechamento do Colégio,sob fundamento de que o requerente, seu diretor, por sua ligação ao espiritismo, não tem condições para educar jovens criados e formados nos princípios da Igreja Católica. Vê-se o recorrente, porisso, despojado do exercício de atividade lícita, de finalidade social (educativa), por ato, no fundo, de mero preconceito religioso.
O fechamento do colégio, sobre não fundar-se em lei, viola de frenteclaros dispositivos da Constituição da República.
A matéria de fato se comprova com o teor dos enunciados da sentença e do arresto. A matéria de direito expõe-se no item a seguir.

2. Compete aoSupremo Tribunal Federal, julgar, mediante recurso extraordinário, as causas decididas em última instância quando a decisão recorrida contrariar dispositivo da Constituição (art. 102, III, a).
Éinviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos (CF, art. 5º, VI); ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa (art. 5º, VIII).São direitos assegurados aos cidadãos pelas Cartas Políticas que antecederam a em vigor.
Não valeram estes argumentos, apresentados na contestação e no recurso de apelação. A sentença e oacórdão os consideram irrelevantes, "ante a ofensa aos princípios da Santa Igreja Católica_".
Demonstrado, como se acha, pelos elementos de fato e de direito, o cabimento do recurso, requer a Vossa...
tracking img