MONOGRAFIA A BALADA SEGURA El Textuais E P S 15 Set 12 Concluida E Com Fx Catalogr Fica

27435 palavras 110 páginas
INTRODUÇÃO

Vivenciamos profundas transformações em todos os setores públicos e privados, decorrência da globalização e da necessidade de mudanças dos sistemas produtivos superados. A cada minuto há sobressaltos por inovações que são introduzidas. A revolução nas normas de trânsito, ditada pela Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que vigora desde 22 de janeiro de 1998, se incluiu neste elenco de medidas, porém, até o momento, o texto original alterado por dezessete leis.
Na área do trânsito, a situação catastrófica não era diferente ao ser editado o novo código, pois os índices de mortalidade batiam recordes. O custo anual destes acidentes, para a nação, considerando o tratamento de saúde, aposentadoria por invalidez, pensão por morte, conserto em veículos etc. se tornam cada vez mais elevados. Além dos dados alarmantes, é importante ressaltar que, nas últimas décadas, houve um sobressalto no número de montadoras de automóveis no Brasil.
Veículos lentos e precários dão lugares a outros mais modernos e velozes. Migrouse de estradas ensaibradas para uma malha rodoviária asfaltada multiplicada várias vezes. Embora o crescimento populacional significativo, soma-se, atualmente, uma frota de veículos aumentada proporcionalmente muito acima desse percentual.
Diante desse quadro, é fácil compreender que não havia mais como protelar a reforma do Código, no sentido de criar mecanismos de contenção desta verdadeira catástrofe nacional. Por isto, a primeira conquista a ser feita é a consciência da relevância das reformas, pois é impossível para o país sustentar um custo elevado em decorrência de acidentes de trânsito. É uma soma excessivamente elevada para não produzir qualquer bem e, ainda, gerar tantos males e tantas sequelas.

15
Considerando o quadro geral e os altos índices de acidentes de trânsito no país, que são basicamente ocasionados pela imprudência por parte de alguns condutores, a alta incidência e reincidência de infrações

Relacionados