Monografia sobre gestão educacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 54 (13344 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O tema abordado “gestor como mestre de mudanças” visa destacar a necessidade que o gestor tem em inserir-se na liderança. Ser um líder, alcançar mudanças, fazer-se ouvido, desempenhar com eficácia a sua função.

Para que uma escola (organização) seja vencedora no atual mundo competitivo é necessário que possua um atributo básico: a liderança eficiente e adequada.

Aliderança na educação e em outras formas de organização está em falta, não significa necessariamente a ausência de elementos, mas sim, na de pessoas capazes de desempenhar com destreza, tal papel (gestor líder). Para tanto, se faz necessário que o mesmo,seja dosado de inteligência emocional, para resultar num líder eficaz e na produção de resultados positivos para sua equipe.

No Brasil têm-severificado uma onda "pela qualidade". A mídia volta ao assunto constantemente, a empresa nacional está se interessando também pelo tema e, recentemente, a escola se abre, pelo menos, para ouvir. O fenômeno é positivo e o discurso que o acompanha também. Diga-se o mesmo no que se refere à gestão participativa.

A importância do desenvolvimento desse tema se dá pelo fato de que atualmente o que se vê emtermos de qualidade no ensino em escolas, mostrado inclusive pela mídia é que a principal estratégia a ser utilizada para a melhoria na qualidade do referido ensino está na gestão. Não se podem conseguir resultados revolucionários de qualidade fazendo o que tem sido feito. E diante disso pergunta-se, onde fica o papel do gestor? Com a revolução da educação tendo de ser travada na escola, viagestão, a liderança do diretor (hoje, denominado gestor) é o fator crítico individual mais decisivo do sucesso ou do fracasso do empreendimento.

O objetivo geral desse trabalho é compreender o papel do gestor nas mudanças para a construção da identidade escolar. O objetivo específico é identificar os estilos de gestores e o modelo de participação dentro do contexto escolar.
CAPÍTULO I
LIDERANÇAA ideia de liderança não é familiar, comum ou facilmente captada pelo senso comum ou pelas ciências sociais. Liderar é um trabalho destinado a preencher as necessidades de uma situação social. É evidente que existem certas pessoas mais dotadas para se tornarem um líder, possuindo qualidades pessoais e capacidade especial.

Liderança não equivale a controle ou prestígio, autoridade ou tomada dedecisão. Em nada adiantaria identificar liderança com qualquer atividade de pessoas em cargos importantes.

Quando a liderança institucional falha é, em geral, talvez mais por omissão que por erro ou pecado deliberado. Falta liderança quando necessária, e a instituição deriva exposta a pressões, prontamente influenciada por tendências oportunistas. Este defeito é em parte devido à falta decoragem e em parte uma falha na compreensão. Controlar um destino exige sangue frio; exige aceitação para reconhecer e lidar com as origens básicas da vulnerabilidade institucional.

1.1 Conceito

Muitas são as definições sobre liderança que encontramos nos livros , porém , vamos destacar apenas algumas ou aquelas que são mais recorrentes , estaremos conceituando alguns termos que estãoligados ao exercício desta função, a saber:
* Inteligência - A inteligência é uma capacidade que desenvolvemos à medida que pensamos, raciocinamos, agimos, interpretamos e entendemos as pessoas, coisas e fatos do nosso dia a dia. Quanto mais profunda a nossa compreensão, mais próximo estamos da fonte da intelectualidade. Com isso temos a capacidade de resolver situações novas com destreza eêxito, compreendendo a relação entre os fatos e a verdade, tomando decisões através do raciocínio (Sérgio Luiz Giannico – InforMark).

* Comunicação - A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa...
tracking img