Monografia - Responsabilidade Civil do Notário e Registrador

UNIVERSIDADE PAULISTA
FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS





VALTER LUIZ CAMPOS











RESPONSABILIDADE CIVIL
DOS
NOTÁRIOS E REGISTRADORES




















UNIP/Santos
2010


VALTER LUIZ CAMPOS














RESPONSABILIDADE CIVIL
DOS
NOTÁRIOS E REGISTRADORES




Trabalho de conclusão de curso apresentado àBanca examinadora da UNIP - Universidade Paulista, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Direito, sob orientação do Professor Doutor Denis Domingues Hermida








UNIP/Santos
2010







































Banca Examinadora

_______________________________
______________________________________________________________


AGRADECIMENTOS:


Em primeiro lugar, a Deus por ter me dado forças para não desanimar e saúde para continuar lutando por um futuro melhor.



Á minha esposa e companheira Sonia, a pessoa mais importante da minha vida, meu porto seguro, a qual nunca mediu esforços e dedicação para me proporcionar as maiores alegrias e que sempre esteve ao meu lado, apoiando e incentivandonos momentos mais difíceis.



Á minha filha Brígida e ao meu genro Renato, que estiveram presentes em todos os momentos e por acreditarem e apoiarem esta trajetória de minha vida.



Aos meus pais Joaquim e Aurea - “in memoriam” - que me proporcionaram a base da educação, afinal nossa casa foi a primeira escola, e nossos pais os primeiros professores.



Ao Sr. Antonio Guimarães - “inmemoriam” - meu primeiro e único patrão, que com sua experiência de vida, me ensinou a trilhar pelos caminhos da vitória.

Aos colegas de classe, sou grato pela nossa relação e convívio durante os cinco anos do curso, especialmente ao Roberto Eduardo, por tudo que me proporcionou com sua atenção, carinho e amizade. Que esse adeus ressoe sempre em nossos corações, pelo reflexo de saudade que sefaz presente. A saudade e a esperança de um reencontro aos que, por vários motivos nos deixaram, seguindo outros caminhos. O perdão àqueles que, por motivos alheios a minha vontade não me compreenderam. Que esse até breve jamais se transforme num adeus.



Aos funcionários, Talvez represento mais um aluno que parte e não seja mais que uma rotina. Mas a convivência nos tornou amigos e napartida levarei saudades, deixando aqui um agradecimento especial a Márcia do EAJ, a Alessandra e a Cláudia do CEP, pela dedicação de vocês, que vivenciaram e dividiram todas as minhas angústias, frustrações e alegria.



Aos professores e verdadeiros mestres, responsáveis pela minha vitória, estimuladores do meu crescimento, dedico minha sincera homenagem e a minha eterna gratidão e por maisbelas e sinceras que sejam as palavras ditas nesse momento, serão sempre insuficientes para agradecer, o carinho, a dedicação e o trabalho dispensados por vocês.


Ao mestre Doutor Denis Domingues Hermida pela paciência na orientação e incentivo que tornaram possível a conclusão deste trabalho.

DEDICAÇÃO ESPECIAL:

Faço aqui uma dedicação especial aos meus netos HELOISA e FREDERICO que, porinúmeras vezes, quando me encontrava desolado me preparando para as provas do dia seguinte, chegavam para iluminar e clarear a minha mente e com suas vozes meigas e carinhosas me chamavam para brincar um pouco ou mesmo para dar uma voltinha na pracinha, me dando novas forças para seguir nos estudos.







”Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações.Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos.”
Albert Einstein



RESUMO



O tema relacionado a Responsabilidade Civil dos Notários e Registradores envolve a disciplina “Direito Constitucional”. A proposta a ser desenvolvida no presente estudo versa sobre a origem e o desenvolvimento das atividades notariais e de registros. A...
tracking img