Monografia regina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO I

BULLYING: DO PROFESSOR AGRESSOR AO ALUNO AGREDIDO

1.1 Conceituando bullying

“A palavra bullying ainda é desconhecida do grande público. De origem inglesa e sem tradução ainda no Brasil, é utilizada para qualificar comportamentos violentos no âmbito escolar, tanto de meninos quanto de meninas” (SILVA, 2010, p. 21).

Segundo o autor, dentre esses comportamentos pode-sedestacar as agressões, os assédios e as ações desrespeitosas, realizados de forma recorrente e intencional por parte dos agressores.

É fundamental explicitar que as atitudes tomadas por um ou mais agressores contra um ou alguns estudantes, geralmente, não apresentam motivações específicas ou justificáveis. Isso significa dizer que, de forma quase “natural”, os mais fortes utilizam os mais frágeiscomo meros objetos de diversão, prazer e poder, com o intuito de maltratar, intimidar, humilhar e amedrontar suas vítimas. E isso, invariavelmente, sempre produz, alimenta e até perpetua muita dor e sofrimento nos vitimados (SILVA, 2010, p. 21).

Em qualquer local ou situação que um sujeito agredido esteja, seu rendimento ou potencial tende a ficar alterado, ou melhor, tende a ficar muito baixo,pois afeta a parte psíquica do indivíduo.

Ainda Silva (2010), a palavra bully significa uma pessoa que é valentona, tirano, mandão, brigão. A expressão bullying significa um conjunto de atitudes de violência física e/ou psicológica, de caráter intencional e repetitivo, praticado por um bully (agressor) contra uma ou mais vítimas que possam estar impossibilitadas de se defender.

Para Beane(2010, p. 18), “o termo bullying descreve uma ampla variedade de comportamentos que podem ter impacto sobre a propriedade, o corpo, os sentimentos, os relacionamentos, a reputação e o status social de uma pessoa”. Para o autor, o comportamento agressivo da pessoa que agride é direto e intencional, doloroso e persistente (repetido).

Para Chalita apud Calhau (2010, p. 8),

o bullying é anegação da amizade, do cuidado, do respeito. O agente agressor impiedosamente expõe o agredido às piores humilhações. Dos apelidos perversos às atitudes covardes de que tem mais força física ou mais poder. O agredido dificilmente encontra a coragem para se defender e permite que se fechem as cortinas. Não são poucos os alunos recentes de alunos que desistem de viver e que, antes disso, decidem sevingar da instituição que permitiu que as cortinas lhe fossem fechada.

Para o autor, o bullying pode ocorrer tanto na direção horizontal (entre pessoas do mesmo nível, como no caso de estudantes) e na direação vertical (entre pessoas de níveis diferentes, como professores e alunos). É na direção vertical que este estudo pretende se desenvolver.

O agressor normalmente se apresenta mais forteque seus companheiros de classe e que suas vítimas em particular; pode ter a mesma idade ou ser um pouco mais velho que suas vítimas; pode ser fisicamente superior nas brincadeiras, nos esporte e nas brigas, sobretudo no caso de meninos. É mau-caráter, impulsivo, irrita-se facilmente e tem baixa resistência às frustrações. Custa a adapatar-se às normas; não aceita ser contrariado, não tolera osatrasos e pode tentar beneficiar-se de artimanhas na hora das avaliações. É considerado malvado, duro e mostra pouca simpatia para com suas vítimas. Adota conduta antissociais, incluindo roubo, o vandalismo e o uso de álcool, além de se sentir atraído pelas más companhias (CALHAU, 2010, p. 9).

É importante entender que os bullies são pessoas que gostam de poder e também de controle.

“Osindivíduos vítimas do agressor apresentam um perfil diferente ou esquisito”. Algumas vezes são tímidos, retraído, passivos, submissos, ansiosos, temerosos, com dificuldades de defesa, de expressão e de relacionamento.

Existe outro perfil: o novato. São considerados indivíduos que são transferidos de outras escolas, cidades e empresas, e a própria situação de ser novato no ambiente contribui para sua...
tracking img