Monografia programa escola ativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3737 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
APRESENTAÇÃO E JUSTIFICATIVA DO TEMA




O referido trabalho pretende analisar a atuação do Programa Escola Ativa no município de Amontada abordando sua estratégia metodológica nas classes multisseriadas e enfatizando a contribuição histórica e educacional, assim como os entraves que possam dificultar seu desenvolvimento integral.
As escolas multisseriadas eram consideradascomo resquício de um período em extinção em decorrência do processo acelerado de urbanização. Os espaços do campo, comumente negligenciados por políticas públicas compensatórias, recebem um programa que procura auxiliar o trabalho do educador e elevar os índices de aprendizagem através de propostas inovadoras e específicas para o público alvo do campo, que outrora apresentavam problemas de baixaqualidade educacional.
O atual momento desafia o Programa a reconhecer a realidade do campo enquanto fonte de suas reflexões, e superar uma visão reducionista do campo, já que as classes multisseriadas em sua totalidade estão concentradas na zona rural, no município de Amontada e na maioria dos municípios brasileiros atendidos pela Escola Ativa.
Os baixos índices educacionais e odéficit dos indicadores das escolas multisseriadas sempre foram um entrave no desenvolvimento da educação no município de Amontada, assim como também o despreparo dos professores, falta de didáticas adequadas e de acompanhamento pedagógico; daí parte a necessidade de buscar alternativas que melhorem o ensino e aprendizagem destas escolas. Um fator que causa discussão no ambiente escolar das classesmultisseriadas é justamente a falta de recursos didáticos que possibilitem a realização das intervenções pedagógicas, visando à aquisição do conhecimento dos alunos. Além disso, podemos citar como situação preocupante, a inadequação do currículo, considerando a massa de informação que ele contém, é de se supor que nem sempre os educados estejam em condições de atribuir significados imediatos adeterminados conteúdos distantes de seu saber cotidiano.
Partindo deste ponto é importante destacar a necessidade de abordar o tema, tendo em visita, que nas turmas multisseriadas, a metodologia, o currículo escolar e os recursos didáticos não atendem as necessidades dos alunos; com base nisso pretendemos analisar a atuação do Programa Escola Ativa que se propõe a melhorar os indicadoreseducacionais e a elevação da qualidade da educação oferecida às classes multisseriadas através de assistência técnico-pedagógica, livros didáticos específicos, material didático adequado e formação dos professores no município de Amontada.





























1. DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA




A precariedade da educação oferecida às populações do campo seapresenta de forma mais visível nas escolas multisseriadas, uma vez que estas constituem a maioria das escolas do campo. O censo escolar 2006 apontou a existência de cerca de 50 mil estabelecimentos de ensino nas áreas rurais com organização exclusivamente multisseriada, com matrícula superior a um milhão de estudantes, configurando uma urgente necessidade de apoio técnico e financeiro por parte daUnião, Estados e municípios.
A elaboração de políticas educacionais comprova as tentativas de mudanças nas propostas de ensino, nas conferências e fóruns sempre é ressaltada de forma primordial a qualidade da educação dos nossos alunos do campo. Porém, o que é lamentável é a maneira como são elaboradas essas políticas essas políticas e a decisão de implantação delas por parte dos que asorganizam, impondo nas escolas sem levar em conta a necessidade dos alunos e a preparação profissional dos educadores.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96 ressaltam a importância da adequação dos conteúdos, calendário e material didático às condições de vida dos alunos, principalmente daqueles que vive no campo; o Programa Escola Ativa...
tracking img