Monografia pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. OS FUNDAMENTOS DA PRÁTICA DOCENTE NO ENFOQUE DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
O ato de educar é essencialmente social desde a formação e a continuação da cultura das tribos para a formação da escola e sua transformação no dias atuais.
A educação é um processo e que acontece no decorrer da vida não é universal e muda com o passa do tempo.
Com os avanços da sociedade, aeducação exige profissionais mais capacitados para que possa oferecer um ensino de acordo com as constantes mudanças sociais que atenda as necessidades da sociedade.
O professor assume um papel muito importante para o desenvolvimento acadêmico e social dos alunos, o que falta na maioria das vezes é mais compromisso com a educação, pois muitas vezes os educadores ficam jogando a culpa nosgovernantes para o fracasso escolar e esquece de fazer a sua parte, nisto quem acaba sendo prejudicado é o aluno.
O docente tem hoje a oportunidade de assumir uma postura coerente diante de sua prática pedagógica, pois órgãos ligados à educação promovem vários cursos direcionados à formação do professor. Porém, o que se percebe são educadores preocupados em assumir pedagogias apropriadasnum conflito entre defensores da pedagogia tradicional e pedagogia nova, uns culpam a indisciplina dos alunos por causa da liberdade que há nas escolas, enquanto outros a evasão por causa dos métodos tradicionais de muitos profissionais da educação.
É preciso que estejamos sempre refletindo sobres estas questões e o professor precisa investir na construção de sua identidadeprofissional, pois o sucesso está nas relações entre professor e aluno. O educador deve assumir sua postura e ser consciente do seu papel fazendo assim a diferença na vida daqueles que passam pela escola e que acabam levando lembras positivas dos que contribuíram para seu crescimento enquanto cidadãos. Muitas vezes não é assim, o professor se torna um obstáculo para a construção do conhecimento transmitindotristezas e amarguras e uma vida frustrações.
1. AS BASES TEORICO – PRÁTICAS QUE NORTEIAM A PRÁTICA DOCENTE
A ação educativa deve ser precedida de uma reflexão sobre o ser humano que se deseja formar, pois como tal é um ser concreto e possui uma história cujas respostas dadas aos seus questionamentos modificam, tanto a sua realidade quanto a si próprio, cabe ao professor possibilitarao aluno construir o seu próprio conhecimento para que tenha condição de se integrar de maneira ativa e reflexiva no meio em que vive para que possa, então transforma-lo.
A prática de educar procura esta buscando cada vez mais, formas eficazes de conduzir a troca de conhecimentos, assim vem surgindo cada vez mais teorias relevantes sobre a aquisição e evolução do processo de aprendizagemde acordo, com as necessidades de cada tempo e cada sociedade. Mas não é exagero dizer que muitas escolas ainda aplicam fórmulas tradicionais baseadas no senso comum e, portanto empíricas, isso vem demonstrar que mesmo os órgãos competentes ministrando cursos de formação nem sempre produzem mudanças na prática pedagógica de alguns educadores; muitos, vivem no comodismo procurando culpados para ofracasso escolar, ora a família que não apóia, ora o sistema que não investe na educação, ora a comunidade que não é participativa e até mesmo o aluno que é desinteressado. Este professor nem percebe que com esse jogo de “empurra – empurra” esta reproduzindo o interesse das classes dominantes que não acreditam no potencial dos nossos alunos, deixa de refletir sobre suas aulas cansativas,repetitivas e sem participação do aluno, esperando uma mudança no sistema e assim contribuindo para a baixa qualidade do sistema educacional.
Os educadores, hoje não conseguem reunir conceitos claros a ponto de resolver as dúvidas sobre educação. A questão é complexa demais para ficar nas mãos de especialistas dentro do sistema, sem conseguir ver as revoluções dessa galáxia à...
tracking img