Monografia - oceanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Afinal, o que são os oceanos?

Ele sempre fez parte do universo imaginativo dos homens da antiguidade. Uma vastidão infinita e onipotente, cheia de vida e alimento, mas também repleta de mistérios. Era considerado um rio imenso que envolvia o mundo terrestre. Na Mitologia é o primeiro deus das águas, filho de Urano ou do Céu e de Gaia, a Terra; é o pai de todos os seres. Homero dizia que osdeuses eram originários do Oceano e de Tétis. Conta o mesmo poeta que os deuses iam muitas vezes à Etiópia visitar o Oceano e tomar parte nas festas e sacrifícios que ali se celebravam. Conta-se enfim que Juno, desde o seu nascimento, foi por sua mãe Réia confiada aos cuidados de Oceano e de Tétis, para livrá-la da cruel voracidade de Saturno.

O Oceano é tão antigo como o mundo. Por issorepresentam-no sob a forma de um velho, sentado sobre as ondas, com uma lança na mão e um monstro marinho ao seu lado. Esse velho segura uma urna e despeja água, símbolo do mar, dos rios e das fontes.

Um busto monumental da época alexandrina representa Oceano como um colosso de idade madura, dotado de curtos cornos rombos (cornos de touro: símbolo do poder gerador), o rosto emoldurado por longoscabelos onde-se misturavam os cachos e com uma "barba de rio" ondulada, na qual brincavam golfinhos.

Deixando a mitologia de lado, um oceano é, basicamente, uma grande extensão de água salgada que circunda as massas de terra dos continentes, preenchendo as grandes depressões da superfície da Terra. Ocupa 71% da superfície do globo e é geralmente dividido em quatro áreas, que por ordem de tamanhosão os oceanos Pacífico, Atlântico, Índico e Ártico. Os três primeiros estendem-se até as águas do Antártico, que pode ser considerado um quanto oceano. Cada uma dessas grandes ares contém variadas massas de água que possuem diferenças físicas, químicas ou biológicas. Os oceanos são uma parte essencial do meio ambiente natural, não apenas porque fornecem alimento, combustível, e constituam um meio decomunicação, mas também porque são a fonte definitiva de toda a água existente sobre o globo e proporcionam a umidade que chega aos continentes sob a forma de chuva; é através do ciclo hidrológico que os oceanos agem sobre os climas dos continentes. As mudanças de temperatura e pressão provocam os ventos, que são de grande importância para a circulação atmosférica.

Conhecemos melhor o solo daLua do que o fundo do mar, dizem os ecologistas. Nossa última fronteira são as águas profundas: entre 200 e 7 mil metros submarinos. Essas águas são 90% do volume dos oceanos e podem abrigar até 100 milhões de espécies – mais do que em todo o resto do planeta.

Existem basicamente 3 oceanos, que juntos correspondem a mais de 90% do volume total de água do planeta, ocupando cerca de 71% da suasuperfície e possuindo uma profundidade média de 3.730 m:

1.2 Pacífico

Com uma profundidade média de 4.282 m e uma área de 181,344 x 106 km2, corresponde à 35,5% de toda a superfície terrestre e 50% da superfície dos oceanos. Foi o navegador português Fernão de Magalhães quem lhe deu o nome devido à placidez com que lhe correu a viagem em 1520/21. Contudo, este oceano nem sempre é pacífico -a onda mais elevada aqui registrada (aconteceu durante o furacão de 1933) atingiu os 34 m. O nome Pacífico Em 1520, quando o navegador português Fernão de Magalhães percorreu o litoral sul-americano, ficou impressionado com a tranqüilidade das águas e batizou o oceano de Pacífico. Antes, porém, o navegador espanhol Vasco Nuñez de Balboa, descobridor do Pacífico, o havia batizado de Oceano do Sul.Na verdade, o dia era atípico, pois o Pacífico é mais perigoso do que o Atlântico.

A depressão oceânica mais profunda fica na região das ilhas Marianas, no Pacífico, a 5.300 quilômetros a leste do Havaí. É como um vale subterrâneo, atingindo na sua parte mais funda 11.500 metros, o equivalente a 7 vezes o Grand Ganyon, no rio Colorado (EUA), e é chamada de Fossa das Marianas. O Pacífico...
tracking img