Monografia mikania glomerata

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1941 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O uso de produtos medicinais a base de plantas é prática comum na terapêutica, desde os tempos mais remotos. O mercado de fitoterápicos decaiu com o desenvolvimento dos medicamentos sintéticos no pós-guerra, porém, vem apresentando um crescimento marcante nas últimas décadas, como tratamento alternativo aos medicamentos da medicina convencional.
No Brasil, não se sabe com exatidão onúmero de pessoas que utilizam as plantas, mas, seguramente, essa tendência mundial também é seguida, desde o consumo da planta fresca e preparações extemporâneas, até o fitoterápico. Os cuidados a serem tomados com o uso de fitoterápicos são os mesmos destinados aos outros medicamentos: deve-se buscar informações com os profissionais de saúde; informar ao médico o uso de plantas medicinais oufitoterápicos, principalmente antes de cirurgias, além do aparecimento de reações desagradáveis, caso estas aconteçam; observar os cuidados especiais com gestantes, lactantes, crianças e idosos; adquirir fitoterápicos apenas em farmácias e drogarias autorizadas pela Vigilância Sanitária.
A regulamentação dos medicamentos fitoterápicos industrializados é realizada pela ANVISA, órgão federal doSistema Nacional de Vigilância Sanitária, responsável pelo registro de medicamentos e outros produtos destinados à saúde. O papel regulador da ANVISA é essencial para evitar que medicamentos ineficazes, nocivos e de má qualidade atinjam o mercado e acarretem problemas à saúde como intoxicações, fracassos terapêuticos, agravamento de enfermidades, ou até mesmo a morte de paciente. A legislaçãobrasileira exige dos fitoterápicos um grau de qualidade similar aos demais medicamentos. O produto medicinal abordado nesse trabalho é a Mikania glomerata, planta medicinal cujo uso é muito antigo, em 1870, chegou a ser criado um produto preparado com hastes e folhas da planta - era o Opodeldo de Guaco que durante décadas foi considerado um "santo remédio" contra bronquite, tosse e reumatismo. Os relatosdescritos a seguir têm base em pesquisas realizadas pelo grupo e nas aulas práticas e teóricas desenvolvidas em sala e no laboratório da universidade.

Desenvolvimento
Mikania glomerata pertence à família asteraceae sendo conhecida popularmente pelo nome de «guaco». Desde longa data a Mikania glomerata tem sido utilizada popularmente nos casos de asma, bronquite e como adjuvante no combate àtosse. Um exemplo de sua importância foi a sua inclusão entre as plantas que compuseram a primeira edição da Farmacopéia Brasileira, já em 1929. Outros trabalhos mostraram sua atividade anti-alergênica, antimicrobiana, além de atividade analgésica, anti-inflamatória, antioxidante e anti diarréica.
Apesar da comprovação de sua atividade farmacológica, para a obtenção de um produto fitoterápico dequalidade, várias etapas precisam ser desenvolvidas. Entre elas citamos a otimização do processo extrativo, otimização do processo de secagem do material vegetal, verificação do prazo de validade de estocagem, determinação do prazo de validade da tintura, determinação da melhor técnica para a produção da forma farmacêutica final e o desenvolvimento de técnicas de controle de qualidade.
DescriçãoBotânica
O guaco (Mikania glomerata) é uma planta que se desenvolve bem em locais com clima ameno, como os da região Sul e boa parte do Sudeste. Trata-se de um arbusto lenhoso e cheio de ramos, que cresce como uma trepadeira, embora não tenha garras para se prender e precise de suporte como apoio. As folhas apresentam um tom verde brilhante e são levemente escuras na face superior e mais clarasno verso. A floração, de cor branca ou amarelada, surge na forma de pequenos capítulos. É importante lembrar que o guaco só floresce quando cultivado em locais onde possa receber luz solar direta.

O guaco (Mikania glomerata) é originário do Brasil e sempre foi muito conhecido pelos índios brasileiros, que usavam a planta para combater o veneno das serpentes (daí vem alguns dos seus nomes...
tracking img