Monografia.Magnetismo

1837 palavras 8 páginas
COLÉGIO SANTA MARIA
Centro de Iniciação Científica
CIC

RESUMO Desde a mais remota antiguidade que se tinha conhecimento de que um mineral, a magnetite (óxido ferroso-férrico), tinha a propriedade de atrair o ferro.
Esta propriedade tem o nome de magnetismo, e ímans os corpos que a possuem. Devido a este conhecimento do íman natural (magnetite), pode-se construir a bússola. Observou-se que um corpo magnético pode transferir as suas propriedades ao ferro (imantar). No caso do ferro, a magnetização acaba quando se separa do íman que a causou; contrariamente, o aço, uma vez magnetizado conserva o magnetismo. Todos estes fenómenos encontram uma explicação lógica na teoria eléctrica do magnetismo. É muito utilizado diariamente por todos, mesmo sem perceber-se, em aparelhos eletrônicos como os de som, celulares, alguns tipos de televisores e muitos outros. Existe um grupo de materiais (ferro, cobalto, níquel e compostos especiais) que são extremamente paramagnéticos. Dado que o ferro é o primeiro material que se descobriu com tal comportamento, esses materiais recebem o nome de ferromagnéticos. Um eletroímã utiliza a corrente elétrica para produzir um campo magnético, atraindo polos diferentes, e espelindo os polos iguais. Porém deve-se ter conhecimento de seu impacto no ambiente, tendo um alto tempo de degradação.

SUMÁRIO

RESUMO

1. INTRODUÇÃO

2. DESENVOLVIMENTO DO TEMA
2.1 O DESCOBRIMENTO DO MAGNETISMO
2.2 O USO DO MAGNETISMO NO DIA A DIA
2.3 COMO FUNCIONA UM IMÃ
2.4 ENERGIA A PARTIR DO MAGNETISMO
2.5 COMPOSIÇÃO DO IMÃ
2.6 ELETROIMÃ

3. CONCLUSÕES

4. BIBLIOGRAFIA

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho pode-se aprender mais sobre o magnetismo, seu funcionamento, sua composição e sua história. Magnetismo se define como a capacidade de atração em imãs, ou seja, a capacidade que um objeto possui de

Relacionados