MONOGRAFIA - LEITURA: A IMPORTÂNCIA DO HÁBITO DA LEITURA NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE TEOLOGIA APLICADA – FACULDADE INTA
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL








LEITURA: A IMPORTÂNCIA DO HÁBITO DA LEITURA NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA







MARIA HELENILDA RAMOS











PICOS (PI), MARÇO DE 2009
MARIA HELENILDA RAMOS









LEITURA: A IMPORTÂNCIA DO HÁBITO DA LEITURA NUMA PERSPECTIVACRÍTICA





MARIA HELENILDA RAMOS


Monografia apresentada ao curso de Especialização em Psicologia do Instituto de Teologia Aplicada – Faculdades INTA, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia sob orientação Prof. Ms Carlos Antônio Santos






PICOS (PI), MARÇO DE 2009

Monografia apresentada ao Instituto Superior de Teologia Aplicada –INTA, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia, sob orientação de Carlos Antônio Santos.




______________________________________________
Maria Helenilda Ramos





Monografia aprovada em ___/___/___


_______________________________________________
Prof.

_______________________________________________
Examinador:_______________________________________________
Examinador:



________________________________________________
Coordenador do Curso





































Dedicamos especialmente as nossas famílias, presentes em todos os momentos principalmente nos mais difíceis.






























Agradecemos a Deus,pela força que nos concedeu, a nossa professora que de maneira simples, clara e objetiva nos ajudou a entender os pormenores desse trabalho acadêmico.


























“A leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele”.

Paulo Freire
A Importância do Ato de Ler –1982
RESUMO


A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto, a partir dos seus objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto lido. Não se trata simplesmente de extrair informações da escrita, decodificando-a letra por letra, palavra por palavra. Trata-se de uma atividade que implica, necessariamente, compreensão na qual os sentidoscomeçam a ser constituídos antes da leitura propriamente dita. A leitura fluente envolve uma série de outras estratégias como seleção, antecipação, inferência e verificação. Formar um leitor competente supõe formar alguém que compreenda o que lê; que possa aprender a ler também o que não está escrito, identificando elementos implícitos; que estabeleça relações entre o texto que lê e outras já lidosetc. Um leitor competente só pode constituir-se mediante uma prática constante de leitura de textos de fato, a partir de um trabalho que deve se organizar em torno da diversidade de textos que circulam socialmente. A presente monografia busca compreender a importância da leitura em todos os aspectos para acordar no sujeito (leitor) dizeres insuspeitados, enquanto redimensiona seusentendimentos. Objetiva formar seres capazes de imprimir suas marcas aos textos que lêem, estabelecendo com eles um diálogo vivo e único cujo horizonte não é apenas a busca de respostas, mas formulações de novas indagações. Além de construir uma visão crítica da realidade, ou seja, percebe-se que através da leitura é possível tornar-se um ser mais racional e sociável, possibilitando assim, a compreensãoda sociedade, das relações e da história humana.









ABSTRACT


The reading is a process in which the reader accomplishes an active work of construction of the meaning of the text, starting from its objectives, of its knowledge on the reads subject. It simply is not to extract information of the writing, decoding it letter for letter, word for word. It is an activity that...
tracking img