Monografia - implementação da nr-18 no canteiro de obras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 60 (14987 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1- INTRODUÇÃO

1. - CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O setor da construção civil colabora substancialmente para a economia mundial, e em um país em desenvolvimento ela ganha contornos muito mais expressivos, pois subdivide-se em uma série de outros ramos dentro do mesmo setor sendo representados por pequenas, médias e grandes construtoras executando desde reformas prediais,residenciais, a grande obras de arte, não excetuando-se os profissionais liberais, que mesmo sendo a menor fatia desta proporção tem sua importância, sendo reconhecido até mesmo por programas federais. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (2005) a indústria da construção civil emprega diariamente 3.771.400 trabalhadores em todo país, “o que representa 5,6% da População Ocupada Total”. Para oMinistério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (2003), a indústria da construção possui extraordinária capacidade de realização de investimento, contribui para o equilíbrio da balança comercial e gera quantidade significativa de emprego indireto.
Devido essa grande necessidade de mão de obra que em geral apresenta-se pouco, ou quase sem nenhuma especialização, muitas vezeslimitadas a conhecimentos meramente empíricos, torna propicio a ocorrência de acidentes que vão de pequenas lesões até acidentes fatais. A OIT[1] afirma (ILO, 2004) que as atividades realizadas no âmbito da construção requerem significativo percentual de mão de obra, seja qualificada, semi qualificada ou não qualificada. A entidade afirma que a recuperação e manutenção de edifícios existente exigemuma maior mão de obra que as novas construções, razão pela qual nos países mais desenvolvidos com um alto nível de atividade em construções e obras de recuperação e manutenção, por exemplo, no Japão, os trabalhadores ocupados no setor podem representar até 10% da mão de obra total do país, sendo outros 10 % atuantes em atividades conexas.

Diante desse quadro foi necessário aimplementação de melhoria contínua como normas e procedimentos técnicos, para uma melhor condição de trabalho para todos envolvidos neste setor, e essa mudança vem ocorrendo no Brasil a pelo menos duas décadas de maneira mais latente, certamente ainda há muito o que fazer, entretanto com a entrada das grandes construtoras com ativos no mercado financeiro, ficou visível a necessidade do monitoramentoe aperfeiçoamento das normas que após revisões, formula-se a Norma Regulamentadora (NR) 18 – CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO e outras que servem de apoio para o perfeito cumprimento desta ferramenta a serviço da vida do trabalhador.

2. - FORMULAÇÃO DA QUESTÃO PROBLEMA

Na atual fase da Construção Civil, a complexidade do canteiro de obras,suas volatilidades de arranjos físicos, máquinas e equipamentos, corroboram para uma difícil aplicação dos processos de implementação e gestão, não menos importante, insere-se neste contexto todo um universo de pessoas, colaboradores dos mais diversos níveis culturais dentro de uma verdadeira fábrica móvel que evolui a cada dia.

3. - OBJETIVOS

O projeto ora proposto apresenta os seguintesobjetivos:

1. - OBJETIVOS GERAIS

Aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do Curso de Engenharia de Segurança do Trabalho, particularizando na adequação de um canteiro de obras aos aspectos de segurança preconizados na NR-18.

2. – OBJETIVOS ESPECIFICOS

Reconhecer e alinhar de forma a obter não somente o que preconiza está norma bem como as demaisnormas como NR 3, NR 4, NR 5, NR 6, NR 7, NR 8, NR 9 entre outros anexos, que complementam o contexto de segurança do trabalho meio ambiente e saúde do trabalhador. Identificando cada etapa deste processo e mitigando ao máximo o risco.

4. - IMPORTÂNCIA DO ESTUDO

O presente Projeto Final visa trazer a luz do entendimento o dia-dia do Profissional de segurança do trabalho,...
tracking img