Monografia gestao hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
METODOLOGIA

 LOCAL
 
Os estudos concentraram - se no Hospital municipal de Itapaci que conta com 46 profissionais distribuídos da seguinte forma: 5 atendentes na recepção, 6 na limpeza, 9 médicos, 4 na cozinha, 21 técnicos (as) de enfermagem e 2 na lavanderia. Realiza por dia uma media de 108 atendimentos, sendo que as principais enfermidades são: cefaléia (dor de cabeça),amigdalite (dor na garganta), suturas (pontos, curativos), alergias e casos de pessoas com febre, uma vez ou outra se atende casos de urgência já que na cidade tem o SAMU, em um primeiro momento, procurou-se levantar os possíveis problemas que o um atendimento mal feito causa nos pacientes e profissionais que ali trabalham.
Trata-se de uma metodologia de pesquisa predominantemente qualitativa.PESQUISA QUALITATIVA
Proporciona a compreensão fundamental da linguagem, das percepções e dos valores das pessoas. É essa pesquisa que mais freqüentemente nos capacita a decidir quanto às informações que devemos ter para resolver o problema de pesquisa e saber interpretar adequadamente a informação. (MALHOTA, 2001, p. 1153).
Portanto, para uma fase exploratória da pesquisa, éapropriado utilizar nos métodos de coleta a pesquisa qualitativa.
Para Fachin (2003, p. 81), a pesquisa qualitativa é caracterizada pelos seus atributos e relaciona aspectos não somente mensuráveis, mas também definidos descritivamente.
As entrevistas foram aplicadas pelo próprio pesquisador, através de um roteiro de perguntas. Os dados primários da pesquisa foram construídos através deentrevistas formal e informal, com os profissionais e pacientes. As entrevistas foram aplicadas por meio de perguntas abertas para uma melhor análise, objetivaram levantar dados para efetuar um diagnóstico e um prognóstico do atendimento de qualidade e gestão hospitalar no município de Itapaci.
As questões que nortearam a pesquisa foram divididas em 4 pontos básicos:
1 - Olevantamento do que seria qualidade hospitalar;
2 – O que poderia ser feito para se oferecer um atendimento de qualidade;
3 – Quais os aspectos que poderiam interferir no atendimento de qualidade do hospital.
4 – Estar abordando sobre administração hospitalar e gestão hospitalar.
Complementando o levantamento de campo, foram adotados também, como métodos de pesquisa, aentrevista não estruturada. A entrevista não estruturada é o método de coleta de informações mais utilizado nas pesquisas qualitativas e empregadas para identificar o significado das ações relacionadas com o tema estudado. Este tipo de entrevista é recomendado para situações em que o pesquisador deseja conhecer as opiniões e idéias do entrevistado sobre um dado fenômeno (Alencar e Gomes, 1998).Tipo de pesquisa

Foi executado no Município de Itapaci, sendo caracterizada conforme o objetivo proposto de pesquisa descritiva, que segundo Gil (1996 p. 45), “tem como objetivo primordial à descrição das características de determinada população ou fenômeno ou então o estabelecimento de relação entre variáveis”.
O pesquisador pode-se utilizar várias técnicas como entrevistas,questionários, formulários etc., para que se possa conhecer melhor a idéia dos entrevistados sobre o assunto, buscando informações de todo grupo.


PESQUISA EXPLORATÓRIA


Segundo Lakatos (1998, p. 188) tem por objetivo descrever completamente determinado fenômeno, como, por exemplo, o estudo de um caso para o qual são realizadas análises empíricas e teóricas. Podem ser encontradas tantodescrições quantitativas e/ou qualitativas quanto acumulação de informações detalhadas como as obtidas por intermédio da observação participante. Dá-se precedência ao caráter representativo sistemático e, em conseqüência, os procedimentos de amostragem são flexíveis.
A pesquisa exploratória, de acordo com GIL (1996), visa uma maior aproximação com o problema para torná-lo mais explícito,...
tracking img