Monografia - freinet e a eja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 47 (11717 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

“Abandone a cátedra e pegue a ferramenta, alinhe matrizes e prepare uma tiragem, extasie-se diante de um êxito, seja ao mesmo tempo operário, jardineiro, técnico, chefe e poeta, reaprenda a rir, a viver e a se emocionar. Você será um outro homem. É pelo brilho dos olhos que se avalia a porção de liberdade e a profundidade da cultura do bom operário que pudessevangloriar-se de ser educador”.
Freinet

Este curso de Pedagogia foi criado em caráter temporário, devidamente reconhecido pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará, através do parecer nº 09944/98, para atender não somente à demanda de professores não titulados, os chamados leigos em atividade nos sistemas de ensino dentro do âmbito de sua jurisdição, mas,sobretudo, para incorporar os esforços propugnados pela LDB (art. 87), ao estabelecer a Década da Educação (1997 a 2007) para a formação acadêmica do contingente de professores sem a devida qualificação para o exercício do magistério.
Em se tratando deste trabalho com suas finalidades e objetivos que são postos claramente a finalidade do Trabalho de Conclusão de Curso é a obtenção do grau deLicenciatura em Regime Especial (ou, em outras palavras, o título de Pedagogo – Licenciatura de Graduação Plena, ou o título de Licenciado em Pedagogia – Graduação Plena). E o objetivo do Trabalho de Conclusão de Curso é elaborar um trabalho de Intervenção Socioeducativa.
Neste sentido, foi escolhido trabalhar o tema “Contribuições teórico-metodológica de Célestin Freinet para a Educação deJovens e Adultos”.
O presente estudo demonstra que os princípios e técnicas Freinet estabelecem uma ligação entre professor e aluno, colocando o professor como mediador de situações em que o aluno possa trabalhar sua criatividade, desenvolvendo atividades importantes para sua vida.
Trabalhar Freinet com jovens e adultos será um desafio, uma vez que os mesmos já possuem opiniõesformadas, sendo assim têm dificuldades em aceitar o novo e as mudanças. O ensino tradicional é o processo de ensino-aprendizagem que os alunos conhecem. A idéia de proporcionar ao aluno o prazer de aprender a motivar a sede do saber através das técnicas Freinet é viável, uma vez que os alunos nas atividades conversam, perguntam, trabalham, favorecendo dessa maneira o processo de socialização,viabilizando o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa.
No presente trabalho de Intervenção Sócioeducativa destacam-se sete capítulos, onde o primeiro capítulo consiste de uma Introdução ressaltando os princípios e técnicas utilizadas por Freinet, como contribuição para a Educação de Jovens e Adultos.
O segundo capítulo trata de um Referencial Teórico tendo como título “BreveHistórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil”, fazendo um levantamento de como se deu a Educação de Jovens e Adultos do princípio aos dias de hoje, utilizando como referência teórica o grande mestre Paulo Freire, principal articulador e transformador desta modalidade de ensino que necessita um olhar especial do Poder Público. Partindo do pressuposto teórico iremos conhecer o “Método Paulo Freirede Alfabetização”. Além das concepções de Paulo Freire, conheceremos também as concepções de Freinet.
O terceiro capítulo inicia-se com uma breve biografia de Célestin Freinet, onde tem como tema “Pedagogia Freinet”, abordando as metodologias e recursos trabalhados por este teórico, deixando claro que a sociedade é plena de contradições que refletem os interesses das classes sociais quenela existem, sendo que tais contradições penetram em todos os aspectos da vida social, inclusive na escola. Para Freinet, a relação direta do homem como o meio físico e social é feita através do trabalho (atividade coletiva) e liberdade é aquilo que decidimos em conjunto.
No quarto capítulo, destaca-se as “Contribuições Teórico - Metodológicas de Freinet para a EJA”, destacando as teorias...
tracking img