Monografia Finallllllllll

11718 palavras 47 páginas
INTRODUÇÃO
O presente trabalho com tema “O uso do material didáctico no ensino de Historia: uma proposta para a melhoria das práticas na sala de aulas (Estudo de caso da Escola Secundaria Lhangene Piloto, 2012-214)“, assenta numa perspectiva de encarar o aluno como construtor do seu próprio conhecimento, onde tenha a possibilidade de fazer exploração, representação, construção e descobertas, de forma a construir a sua aprendizagem.
Neste trabalho, procurou-se analisar de que forma se processa a aprendizagem com base no uso material didáctico, consciente de que vários autores têm construído teorias sobre o tema. Os defensores da teoria cognitiva defendem a necessidade de levar a realidade vivida pelo aluno ao interior da escola, o que faria com que ele percebesse facilmente o significado daquilo que está aprender.
A melhoria da qualidade em processos educativos, tem sido defendida por educadores e especialistas de educação, como forma de entre outros aspectos, melhorar a qualidade de vida das sociedades.
Contudo, o alcance desses propósitos só tem lugar quando o entendimento é baseado no pressuposto de que, o ensino-aprendizagem constitui actividade básica da escola, sendo imprescindível sublinhar que a melhoria do processo de ensino depende, fundamentalmente, não só da interacção professor-aluno, como também da utilização do material didáctico no decurso das actividades.
Uma das exigências para alcançar um elevado nível de qualidade na educação é aprimorar o conhecimento sobre esse processo, de forma a torná-lo mais capaz de responder a exigências deste novo tempo, tendo em conta os diversos factores que caracterizam a educação nos nossos dias, e na tentativa de propor aspectos que visem a melhoria do PEA de Historia surge o presente trabalho.
Objectivos
Segundo SEABRA (2001:52) apud FADMINAS (2008:13), a definição dos objectivos cumpre a função de esclarecer para que se produza um determinado conhecimento e quais os seus propósitos.

Objectivo geral

Relacionados