Monografia fertilidade de solos e nutriçao de plantas

Páginas: 11 (2544 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2011
[pic]Universidade Federal de Lavras

Fernando Martins Araújo
José Carlos Braga
Rafael Neiva e Lemos
Ricardo Roberto da Silva

A Fertilidade de Solos e a Gestão de Custos Agrícolas.

Lavras
Minas Gerais – Brasil
2010.

Trabalho de Conclusão de Curso
Departamento de Ciência do Solo
Pós Graduação Lato Sensu à distância em Fertilidade dos Solos e Nutrição de Plantas no Agronegócio.Analise as questões propostas abaixo e responda-as, discutindo:

1) Descreva cada um dos principais minerais dos solos e dê exemplos de como eles afetam as propriedades dos solos.

A fração mineral do solo é constituída de partículas de tamanhos variáveis, desde argila (< 2 micrômetros de diâmetro) até matacões e lajes (tamanho bastante grande).
Fração Argila:
Troca Iônica:Tem grande importância, pois a maioria dos solos apresenta um número maior de carga negativas do que cargas positivas (solos eletronegativos). Estas cargas negativas que estão presentes nos minerais de argila e da matéria orgânica são capazes de adsorver cargas positivas (Ca++, Mg++, K+, H+), fazendo com que haja um aumento significativo da CTC (Capacidade de Troca Catiônica).
Essa fraçãoargilosa é composta principalmente de argilas silicatadas e oxídicas. As silicatadas se formam se formam pelo arranjo de tetraedros de Silício e octaedros de Al. Os tetraedros e octaedros se juntam, formando vários tipos de argilas silicatadas. (argilas 1:1 e argilas 2:1). Tanto o Si do tetraedro quanto o Al do octaedro podem ser substituídos por outros cátions, dando-se o nome de substituiçãoisomórfica, ou seja, a troca de um elemento por outro sem modificar a forma do mineral. Assim, as cargas negativas podem ser originadas da seguinte maneira:
a) Na substituição isomórfica, onde o Fe 2+ entra no lugar do Al 3++, gera-se uma carga negativa
b) Os octaedros e os tetraedros se prolongam de forma definida, na quebra pode haver desequilíbrio de cargas, conferindo carga negativa àspartículas.
c) No octaedro, a presença de hidroxilas, dissociando, formando cargas negativas. Dentre os citados, a primeira situação descrita, é a mais importante para as argilas do tipo 2:1, onde as do tipo 1:1 têm suas originadas da dissociação das hidroxilas. Já as cargas negativas tendem a aumentar nos solos latossolizados, sendo óxidos, argila 1:1 (caulinita). Esse fato é provocado peladissociação da hidroxila dos compostos de ferro e alumínio, e dos octaedros das argilas silicatadas. Estas reações aumentam com o aumento do pH.
As argilas silicatas apresentam grande diferença entre si, em si tratando de suas propriedades, como a área especifica e a capacidade de troca de cátions. Os óxidos de ferro, alumínio, titânio e manganês também compõem a fração inorgânica do solo,principalmente dos solos tropicais possuindo a CTC crescente da caulinita para a esmectita (mais ativas), ao contrario são os óxidos de ferro e alumínio.
Solos mais antigos (mais intemperizados), tendem a apresentar menor atividade na sua fração coloidal, são solos profundos, possuem argilas do tipo 1:1. Já nas regiões mais secas, a reatividade desta fração e mais ativa.Fração Grosseira (silte e argila):
É nesta fração que se encontram os minerais capazes de fornecer nutrientes para as plantas após o processo de intemperização, o que é notado em solos tropicais. Nesta situação os minerais primários já formaram produtos finais de argila e uma fração arenosa de quartzo, concreções argilosas e ferruginosas, magmáticas e outros componentes que não fornecem nutrientespara as plantas.
Uma análise mineralógica desta fração permite uma estimativa do solo em fornecer nutrientes a longo prazo, originários de rochas máficas, como a magnetita (cobre, zinco, ferro e manganês). Essa fração grosseira tende a ser herdada da rocha, e além dos óxidos e ferro e alumínio, outros minerais silicatados, também podem ocorrer, como calcinita, dolomita e apatita (fósforo)....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas
  • Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas
  • Fertilidade do solo e nutrição das plantas
  • fertilidade do solo e nutrição de plantas
  • Relatório de estagio laboratório de fertilidade de solos e nutrição de plantas
  • Fertilidade e nutrição plantas
  • fertilidade e nutrição de plantas
  • RELAÇÃO ENTRE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DO CACAUEIRO NO SUL DA BAHIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!