Monografia doar x dfc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ROGÉRIO FACHIN




DEMONSTRAÇÃO DE ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS
X
DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA



Proposta de monografia de conclusão do curso MBA Contabilidade, Auditoria e Planejamento Tributário.
Orientador:
Prof. Ms. Sílvio Hiroshi NakaoRIBEIRÃO PRETO
2003

Sumário



I. A transparência como diferencial........................................................3


II. PROBLEMA DE INVESTIGAÇÃO...................................................5

III. OBJETIVOS..........................................................................................6


IV. MARCOTEÓRICO.............................................................................7


V. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS.....................................10


VI. CRONOGRAMA................................................................................11


BIBLIOGRAFIA.................................................................................12






I. A TRANSPARÊNCIA COMODIFERENCIAL



A contabilidade como ciência humana tem produzido durante sua evolução mecanismos de controle e mensuração que vêm proporcionando melhores oportunidades de investimentos e perspectivas de ganhos futuros. Sua natureza dinâmica em fornecer informações evidenciando variações no patrimônio é a essência que norteia os avanços teóricos e práticos, contribuindo de forma especial parao sucesso de todo empreendimento.
Através das demonstrações contábeis pode-se compreender melhor a evolução dos negócios e as perspectivas futuras em gerar caixa ou equivalentes caixa, prover informação acerca de recursos econômicos controlados por uma entidade e sua capacidade de modificar esses recursos no passado, bem como fornecer informação acerca da estrutura financeira de umaentidade, sua liquidez e solvência e proporcionar informação sobre posição financeira de uma empresa.
Com o advento da globalização da economia tornou-se notória uma tendência de padronização dos procedimentos contábeis na busca de uma linguagem universal, trazer maior transparência às informações, segurança e maiores atrativos ao capital estrangeiro.
A substituição da demonstração deorigem e aplicações de recursos (DOAR) pela demonstração dos fluxos de caixa (DFC), nos Estados Unidos, implementada a partir de julho de 1988, é um exemplo seguido mundialmente.
No Brasil está evidente esta mudança a partir deste início de século, principalmente após o anteprojeto de alteração da Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 6.404/76) que dentre outras medidas propõe a substituição daDOAR pela DFC. O anteprojeto de lei, embora atento à realidade, procura criar condições para harmonizar as práticas contábeis adotadas no país e respectivas demonstrações contábeis com as práticas e demonstrações exigidas nos principais mercados financeiros mundiais, tendo como arcabouço teórico básico às recomendações do International Accounting Standards Committee (IASC), órgão que congrega asentidades profissionais de quase a totalidade dos países, inclusive o Brasil, que dele participa desde a sua fundação, e que possui como membros integrantes do seu conselho consultivo, dentre outras, as seguintes entidades internacionais:






➢ International Organization of Securities Commissions (IOSCO),
➢ International Finance Corporation (IFC),
➢ UnitedNations (ONU),
➢ International Chamber of Commerce (ICC),
➢ The World Bank
O anteprojeto não estabelece um modelo específico de DFC a ser adotado, nem estabelece de que forma ela deverá ser elaborada. Existem dois grandes métodos reconhecidos internacionalmente:
➢ método direto em que a demonstração é elaborada a partir da movimentação do caixa e equivalentes...
tracking img