Monografia de geometria plana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Prezado aluno:
Este material foi desenvolvido com a ajuda de protocolos internacionais e nacionais de várias sociedades médicas.
Gostaria de lembrar, entretanto, que este material é uma gota dentro de um oceano, portanto, estudem bastante, se atualizem, leiam bons livros sobre o assunto e, principalmente, tenham BOM SENSO.
Fique bem, com bastante saúde
Elenice

1- PARTE A –
PRIMEIROSSOCORROS
Definições e esclarecimentos:
- São os auxílios imediatos e provisórios prestados enquanto se aguarda atendimento médico. (1)
- São ações iniciais aplicadas às vítimas em situação de emergência (acidente, mal súbito), no local em que ocorreram ou se manifestaram que tem por finalidade manter a vida, sem provocar novas lesões ou agravar as já existentes, até a chegada do socorroqualificado ou ao recurso hospitalar adequado. (2)
- Atendimento temporário e imediato prestado a uma pessoa ferida ou que adoece repentinamente. Não substitui o atendimento médico de urgência. (3)
- Trata-se de um conjunto de procedimentos de emergência, simples e provisório, destinado a vitimas de acidente ou mal súbito, com o objetivo de transmitir conforto físico e psicológico, evitando oagravamento de seu estado físico e mantendo os seus sinais vitais de forma a oferecer uma oportunidade de sobrevida até a chegada do socorro médico especializado. (7)
Urgência: Apesar de não poder ser adiada, não envolve risco imediato para o acidentado (por exemplo: vítimas de fraturas e luxações).
Emergência: Quando há uma situação crítica ou algo iminente que possa causar risco imediato de vidaou lesão irreparável, ou seja, na área médica é a circunstância que exige uma intervenção ou cirurgia de imediato (por exemplo: vítimas de hemorragias e parada cardiorrespiratória).
SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência): é um serviço de atendimento à saúde, criado em 2003 pelo Governo Federal em parceria com os governos estaduais e municipais, inspirado em um modelo francês deatendimento pré-hospitalar. Telefone: 192
Resgate: Serviço do Corpo de Bombeiros. Telefone: 193
Diferença entre o Resgate e o SAMU
A maioria da população não sabe distinguir o papel do Resgate do Corpo de Bombeiros e do SAMU, geralmente, ligando para ambos quando ocorre a necessidade de um atendimento.
Isto acaba causando um desperdício de tempo, uma vez que sempre chega ao local, duas viaturasdiferentes. Veja as diferenças básicas entre esses serviços:

- O Resgate do Corpo de Bombeiros responde pelo telefone 193 e deve ser acionado sempre que houver atendimentos com traumas como acidentes de trânsito com vítimas presas em ferragens, afogamentos, vazamento de produtos perigosos, choque elétrico, entre outras.
Diferente do SAMU, os paramédicos do Resgate não podem aplicar qualquertipo de medicamento no paciente. É um trabalho de resgate, estabilização, reanimação e primeiros socorros.

- Já o SAMU, atende pelo telefone 192 e deve ser acionado sempre que houver a necessidade de atendimentos clínicos como infarto, derrame, pressão alta, trabalho de parto, transferências de pacientes em estado grave, entre outros.
As ambulâncias do SAMU dispõem de médicos prontos paramedicar ou até para cirurgias de emergência.
Socorrista: È a pessoa que está habilitada à prática dos primeiros socorros, utilizando-se dos conhecimentos básicos e treinamentos técnicos que o capacitaram para esse desempenho.

1.2. Finalidades da aplicação dos Primeiros Socorros:
- Preservar a vida;
- Restringir os efeitos da lesão;
- Promover a recuperação da vítima;
- Proteger a vítima1.3. Responsabilidade na omissão de socorro
Todo cidadão brasileiro tem o dever ético e legal de prestar socorro, a quem se encontre afetado em sua incolumidade física ou fisiológica, desde que lhe seja possível fazê-lo sem colocar em risco sua própria vida, ainda que não seja o causador do acidente. Neste sentido, o simples ato de usar um telefone para acionar o atendimento especializado, já...
tracking img