Monografia da depress o em HIV

5027 palavras 21 páginas
Resumo

A depressão é uma patologia muito prevalente e uma das principais razões da consulta psiquiátrica. Acompanha-se de elevada morbilidade e apresenta um impacto socio-económico importante, sendo uma das causas mais frequentes de suicídio.
A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) é actualmente, devido aos avanços terapêuticos nesta área, uma doença tendencialmente crónica. Os indivíduos infectados, para além da incapacidade que se vai instalando progressivamente, são ainda confrontados com o estigma social que rodeia esta doença, carência de apoio social e isolamento.
É igualmente importante ter em consideração que a depressão pode influenciar a progressão da infecção, sendo que a maior preocupação dos diferentes investigadores é a má adesão ao tratamento antiretrovírico destes doentes que, consequentemente, irá contribuir para a progressão mais rápida da infecção.
Apresentando-se como uma das doenças psiquiátricas mais frequentes nesta população e que muitas vezes passa despercebida, torna-se fulcral reconhecer e diagnosticar correcta e atempadamente a depressão e oferecer um tratamento eficaz.
Este consiste em terapia farmacológica, abordagens psicoterapêuticas e, em última instância, electroconvulsivoterapia.
A medicação deve ser adaptada ao doente infectado pelo VIH, tendo em conta o estado imunitário debilitado do próprio indivíduo e a polimedicação, que podem levar a efeitos secundários prejudiciais, num indivíduo já por si fragilizado. A medicação mais adequada para esta patologia pertence ao grupo dos inibidores selectivos da recaptação de serotonina (SSRIs), pois apresentam um melhor perfil comparativamente com outros antidepressivos, em termos de segurança e efeitos colaterais.
O tratamento psicossocial é fundamental no tratamento da depressão, sendo que diversas abordagens psicoterapêuticas existentes têm sido eficazes no tratamento da depressão nos doentes infectados pelo VIH.
Ao longo desta monografia, é feita uma

Relacionados