Monografia cidade de deus

São Paulo
2010
INTRODUÇÃO

Entre os muros da favela trata-se de um resumo e análise do filme “Cidade de Deus”, realizado por Fernando Meirelles com base do livro de Paulo Lins.


A história se passa na favela cujo nome é título do filme, para onde eram enviados todos os “indesejáveis” da sociedade carioca, tornando-se palco para as inúmeras histórias envolvidas por atos deviolência e criminalidade.


























O filme é narrado pelo próprio protagonista Buscapé, sendo ele um narrador onisciente pessoal, que através do discurso direto conta a história da Cidade de Deus, um conjunto habitacional para onde o governo dirigia todos aqueles que não possuíam residência, transformando o lugar de moradia do nosso protagonista, em umaverdadeira favela, sem asfalto, nem ao menos eletricidade, sendo esse o palco de toda a história.

Buscapé começa sua narrativa na década de 60, contando a história do Trio Ternura, formado por Cabeleira, Alicate e seu irmão Marreco, que estavam sempre acompanhados de dois meninos, Dadinho e Bené, irmão de Cabeleira. O Trio Ternura fazia pequenos furtos, como assaltos a caminhões de gás, gásesse que era roubado para ser distribuído na própria comunidade.

Dadinho, desde pequeno, se mostrava violento, e foi ele que deu a idéia ao grupo de assaltarem o Motel Miami. No dia programado, o Trio não deixou Dadinho participar, e o deixou do lado de fora do lugar com uma arma, para que este os avisasse caso chegasse alguém. Enquanto os três companheiros recolhem o dinheiro dos casaisque estavam nos quartos, ouvem um tiro na vidraça, e fogem pensando ser o aviso de Dadinho. Quando saem do motel, não encontram o menino e partem sem ele. O fato estranho ocorre quando é verificado que no motel só restavam corpos, quando na verdade, o trio não chegou a matar ninguém.


Fugindo em alta velocidade, o trio bate o veículo em um bar, cujo dono Paraíba os denuncia. Os garotosfogem, Cabeleira para um lado no intuito de despistar os policiais, e Alicate e Marreco em outro em direção a mata. Mediante essa situação, Alicate decide largar a vida de criminalidade e volta para a igreja. Cabeleira se esconde na casa de Maracanã, e se apaixona por Berenice, enquanto Marreco é obrigado pelo pai á trabalhar como peixeiro com seu irmão.

Após o assalto, a polícia continuara arondar a favela em busca dos criminosos, sem êxito, já que Cabeleira permanecia escondido junto com Berenice, que agora envolvidos pedia ao companheiro que largasse a vida de malandro e encontrasse um trabalho digno.

Marreco em um dos seus dias de trabalho acaba por conhecer a esposa de Paraíba, mulher que nunca teve os prazeres com o marido, e encontra isso no envolvimento com Marreco.Paraíba flagra ambos na cama de sua própria casa e movido pela raiva enterra sua mulher viva, ao mesmo tempo em que Marreco foge, e desta vez para fora da favela. Quando este está saindo da favela, encontra-se com Dadinho, que acompanhado de Bené estão de posse de muito dinheiro, e resolve roubar-lhes.

Cabeleira tenta fugir da favela com Berenice, mas acaba sendo morto pelos policiais. E oocorrido vira notícia, com a presença da imprensa na região registrando tudo, e é nesse momento que Buscapé se depara com um fotógrafo e se encanta pela profissão.

Como o filme é narrado através de flashs da vida de Buscapé passando do tempo presente do indicativo para o seu pretérito imperfeito, somos encaminhados para a década de 70 onde este, já na adolescência, possui sua primeira máquinafotográfica, e é apaixonado por Angélica, namorada de Thiago. Para conquistá-la Buscapé se dirige a “boca do Neguinho”, ex colega de turma, para comprar um “baseado” para a garota.


É nesse momento da história, que nosso narrador passa a contar a trajetória da “Boca dos Apês”, que teve como primeira dona, Zélia, e depois foi tomada por Grande que usava os meninos da região como “vapor”...
tracking img