MONOGRAFIA CASA FARNSWORTH OFICIAL

13531 palavras 55 páginas
COMPLEXO EDUCACIONAL FMU
ARQUITETURA E URBANISMO – 6º SEMESTRE A

CASA FARNSWORTH
ANÁLISE DA OBRA DE MIES VAN DER ROHE

SÃO PAULO - 2014
COMPLEXO EDUCACIONAL FMU
ARQUITETURA E URBANISMO – 6º SEMESTRE A

CASA FARNSWORTH

ALUNOS: Ana Batista Mota, Juliana Rodrigues, Karina Fátima Farina e Vanessa Gutschow.

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Laboratório de Urbanismo, do curso de Arquitetura e Urbanismo, turno Noturno, da Universidade FIAM FAAM ministrado pelo professor Cláudio Ottoni.

SÃO PAULO - 2014

“A natureza, também, deve viver sua própria vida. Nós devemos estar conscientes em não rompê-la com a cor das nossas casas ou equipamentos internos. Ao contrário, nós deveríamos atentar a trazer natureza, casas e seres humanos a uma maior unidade.”

Mies Van Der Rohe, 1950.

RESUMO

Esta monografia é sobre a Casa Farnsworth, projetada pelo arquiteto Ludwing Mies Van der Rohe, nascido em Aquisgrano na Alemanha no dia 27/03/1886 e falecido em 17/08/1969 em Chicago – Illinois. Sua profissão era de Arquiteto, naturalizado americano, professor da Bauhaus, considerado um dos principais nomes da arquitetura do século XX.

A Casa Farnsworth é um dos mais famosos projetos do arquiteto Ludwig Mies van der Rohe. Desenhada e construída entre 1945 e 1951, como uma casa para o fim de semana, com um bloco central de serviços. Ela está localizada em uma zona rural de Chicago, perto do Rio Fox, em Plano Illinois – Estados Unidos da América.

A casa é feita em vidro e aço foi encomendada pela Dr. Edith Farnsworth, que queria um lugar para desfrutar da natureza. Mies criou uma casa de 206 metros quadrados, que se tornou um símbolo do movimento moderno.

A casa foi designada como um marco histórico nacional em 2006. Em setembro de 2008, a casa foi inundada pelas chuvas, a água atingiu o nível de 1,5 m acima do solo inundado. Muitos móveis foram salvos por flotação. A casa foi fechada para visitas públicas ao

Relacionados