Monografia auditoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 104 (25756 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS

MBA EM CONTROLADORIA E AUDITORIA

ISÂNIA AQUINO SANTOS

A importância da Auditoria na Administração Pública

Orientador: Prof. M.Sc. Camilo Mussi.

Brasília 2011

ISÂNIA AQUINO SANTOS

A importância da Auditoria na Administração Pública

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado comopré-requisito parcial para a conclusão do curso de MBA em Controladoria e Auditoria da Escola de Administração e Negócios – ESAD.

Orientador: Prof. Camilo Mussi

Brasília-DF
2011
ISÂNIA AQUINO SANTOS

A importância da Auditoria na Administração Pública

Esta monografia foi julgada adequada à obtenção do grau de especialista em Gestão de ??? e aprovada em sua forma final pelo curso de MBA em????? da Escola de Administração e Negócios - ESAD.

Data de Aprovação:

Prof. M. Sc. Camilo Mussi
Escola de Administração e Negócios - ESAD

AGRADECIMENTOS

A Deus, por ter me concedido, através de sua benção, a vontade e o esforço para concretizar mais uma conquista em minha vida e ao meu marido, Iranildo Gouveia de Freitas, queesteve sempre ao meu lado, compartilhando dos meus sonhos.
Aos meus colegas e professores do Curso de Ciências Contábeis, que contribuíram para os meus estudos.
Resumo

Este trabalho aborda os aspectos da auditoria na administração pública, a qual atua como uma ferramenta de controle e análise na administração governamental. O texto visa demonstrar a importânciada auditoria no governo, dessa forma estuda os conceitos da auditoria, explicita o conceito de administração púbica e seus princípios, para mostrar qual o significado da auditoria para otimizar essa administração.
A auditoria têm por objetivo averiguar a exatidão dos registros e das demonstrações contábeis no que se refere aos eventos que alteram o patrimônio. Além de ser uma técnica contábil, aauditoria também pode ser definida como a aplicação de um conjunto procedimentos e métodos de revisão, avaliação e análise com a finalidade de obtenção de informação ou conhecimento acerca da regularidade ou dos resultados das finanças, atividades, projetos, programas, políticas e órgãos governamentais. No contexto governamental podemos verificar que a auditoria compreende ainda os procedimentos defiscalização usados pelo TCU para obter dados de natureza orçamentária e patrimonial, com vistas a verificar a prestação ou tomada de contas apresentada pelos órgãos e entidades da administração direta, indireta e fundacional, no que respeita aos aspectos contábeis, financeiros, orçamentários e patrimoniais. Quanto à metodologia adotada consistem como base de estudos os dados e informaçõesextraídas de livros didáticos, revistas, sites do governo e outros. Os trabalhos da auditoria contribuem para uma melhor gestão governamental, agrega valor aos processos de trabalho, ajudando a cumprir as metas previstas, a execução dos programas de governo e do orçamento anual dos órgãos, a comprovação da aderência aos normativos internos e a avaliação dos resultados. Contribuindo ainda para o buscasistemática da economicidade, eficiência, eficácia, efetividade e equidade da gestão pública.

Palavras-chave: Auditoria, Auditoria governamental, Administração pública.

ABSTRACT

This paper discusses aspects of the audit in public administration, which acts as a tool of control and analysis in government. The text aims to demonstrate the importance of auditing in government, thus studying theconcepts of audit, explains the concept of public administration and its principles, to show the meaning of the audit to optimize the administration. The audit aim to verify the accuracy of the records and financial statements with regard to events that alter the property. Besides being a technical accounting, auditing can also be defined as the application of a set of procedures and methods...
tracking img